Grupo Novato está de volta com o chorinho no Teatro Vila Velha



Projeto Vila do Choro

O Grupo Novato está de volta com o tradicional chorinho na programação Teatro Vila Velha. O projeto Vila do Choro acontece na próxima segunda-feira (25/02), às 18h, no Cabaré dos Novos. Os ingressos custam R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).

O Grupo Novato traz o melhor da música instrumental brasileira, em clássicos do chorinho executados por grandes instrumentistas baianos. O evento é capitaneado desde 2008 pelo Grupo Novato, que conta com bambas do cenário musical baiano, como Cacau do Pandeiro, Gilson Verde, Dudu Reis (Cavaquinho) e Victor Sales (7 cordas), Elisa Goritzki (Flauta), Gabriel Rosário (Bandolim) e Marcelo Rosário (7 cordas).

Grupo Novato

Surgiu do encontro de seus músicos na “Roda de Choro” do Teatro Vila Velha e se apresentou pela primeira vez em dezembro de 2006 no Mercado Cultural de Salvador. Desde então, se dedica ao estudo e à prática do Chorinho.
Em 2007 excursionou à Alemanha para o “Sommersprossen Festival”; apresentou-se em Kassel, Albstadt, Balingen, além da Escola Superior de Música e Artes Cênicas (Stuttgart) e na Escola Superior de Música (Karlsruhe), onde realizou também workshops.
Em 2008 apresentou-se no “Mês do Choro” no Pelourinho, na “Semana Nacional do Museu” (Salvador); fez turnê na Europa em Kassel (ALE) e Amsterdam (HO). Em 2009 foi contemplado no edital de Apoio à Circulação de Música no Estado da Bahia e no Nordeste.

Em agosto de 2012, com a proposta de construir uma integração inter-cultural, única, entre os sons chineses e a música instrumental brasileira a Companhia Taiwandesa "Mei Li De Dao", a partir de experiências já realizadas com artistas mundiais, convida, oportunamente, o Grupo Novato para realização de uma Turnê, “Choro sem Fronteiras”, em Taiwan, consolidando um encontro único recheado de Choro, expressão musical genuinamente brasileira.
As apresentações contaram com a participação de três músicos/instrumentos chineses: O Yangqin, Erhu (Violino Chinês) e do Kaval (Flauta turca) e percorreu as cidades de Tainan, Yunlin, Taipei, Nantou, Gaohsiung e na Mazu Island (Ilha de Matzu).
Últimas

Publicada em 22/02/2013 no site da Tribuna da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas