José Francisco Botelho lança nova tradução de Romeu e Julieta no Teatro Vila Velha

O livro, publicado pela Companhia das Letras, é lançado em Salvador em 23 de novembro, 19h, seguido de palestra sobre Shakespeare


No dia 23 de novembro, quarta-feira, às 19h, o jornalista, escritor e tradutor José Francisco Botelho lança em Salvador a mais nova tradução de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, no Teatro Vila Velha. O livro é editado no Brasil pela Penguin - Companhia das Letras. Romeu e Julieta é a primeira das grandes tragédias de William Shakespeare, e uma das mais contundentes histórias de guerra e amor já concebidas. Em nova tradução de José Francisco Botelho, que recria com maestria o ritmo ao mesmo tempo frenético e melancólico do texto shakespeariano, esta nova edição conta também com um inspirado ensaio introdutório do especialista Adrian Poole. O evento é também uma preparação para a estreia da montagem do clássico sob direção de Marcio Meirelles que acontece no dia 1 de dezembro, no Vila. 

José Francisco Botelho nasceu em Bagé (RS) em 1980. É jornalista, escritor e tradutor premiado. Formou-se em Comunicação Social pela PUC-RS e é doutorando em Letras pela UFRGS. Colabora com veículos de circulação nacional como Superinteressante, Vida Simples, Aventuras na História, Bravo! e O Estado de São Paulo. É autor do livro A árvore que falava aramaico (Zouk, 2011), obra finalista do Prêmio Açorianos de Literatura/Conto 2012. Ocupou-se da tradução de Contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, para a coleção Penguin/Companhia das Letras, obra indicada ao prêmio Jabuti e já considerada uma referência internacional em traduções de Chaucer. Nessa obra, Botelho busca inspiração na poesia oral do Sul e do Nordeste do Brasil para recriar o espírito e a volúpia da poesia medieval. Para a Companhia das Letras, também traduziu Drácula de Bram Stoker e Romeu e Julieta ‒ a primeira de uma série de traduções de William Shakespeare, que devem incluir Os Sonetos, Júlio César, Antônio e Cleópatra, Coriolano, A Tempestade, Henrique IV, Henrique V e outras.


Lançamento do livro "Romeu & Julieta" (Penguin - Companhia das Letras, 2016)
e Palestra com o tradutor José Francisco Botelho

Data: 23 de novembro, quarta-feira, 19h
Local: Teatro Vila Velha
Valor: Pague quanto quiser

Comentários

Postagens mais visitadas