O talento promissor em Lauro de Freitas



Ontem à tarde, recebemos aqui no Vila uma visita muito especial. Um grupo de adolescentes da 6ª e 7ª séries da Escola Solange Coelho, de Lauro de Freitas/Itinga, apresentou para nós uma peça curta elaborada por eles, sob coordenação da professora de teatro Andréa Mota. Quem trouxe o pessoal até o Vila foi Sônia Machado, que conhecia o trabalho de Andréa com os jovens e tem feito o possível para estimular o crescimento artístico dessa galera. Esse ano, o grupo já tinha vindo ao Vila assistir Rerembelde, o espetáculo infanto-juvenil da CTN.



O elenco, formado por Gilderlan Santos, Ítalo Elias, Jucilene dos Santos, Samantha Virgínia e Tamires Barreto, mostrou cenas que falavam da história de sua cidade, de seus sonhos e também sobre sexualidade. A criação da peça é parte do trabalho desenvolvido por Andréa para uma disciplina da Escola de Teatro da UFBA. Ela conta que cada aluno coordena um grupo - idosos, pessoas com necessidades especiais, pacientes do manicômio judiciário, entre outros - com o qual deve trabalhar com o estímulo à expressividade para, então, apresentar um resultado cênico. No caso dos adolescentes, Andréa afirma que o envolvimento com o teatro melhora as capacidades de atenção, aprendizado e expressão, além de contribuir para o crescimento no volume de leitura.



Após a apresentação, que aconteceu no palco do Cabaré dos Novos, a turma foi conhecer melhor o palco principal e os segredos dos bastidores do Vila, num passeio conduzido por Gordo Neto.

A visita inusitada nos trouxe um momento de grande alegria, principalmente por reforçar a idéia de que o interesse e a paixão pelo teatro continuam movendo as pessoas, independente das condições e de onde estejam. E pelo teatro, a realidade se registra, se transforma e se atualiza.

Comentários

  1. É por essas e outras que eu continuo acreditando nos sonhos!

    ResponderExcluir
  2. Grandes projetos nacionais começam assim... Por que não? Parabéns a todos pela iniciativa! Sigam em frente! Aqui de sp, ficarei de olho em vocês...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal,

    São projeto assim, que irá mudar o Mundo!

    expadi-se!

    ResponderExcluir
  4. valeu galera,

    observa-se que a juventude em Lauro de Freitas tambem aprecia e quer partipar desse tipo de projeto.

    sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Sonia,
    Parabéns!
    Pessoas como você merecem todo o respeito.Lindo trabalho! Fizemos um pouco de teatro em nossas aulas, Lembra?
    Beijos e fique com Deus
    Marlove

    ResponderExcluir
  6. Sônia, que saudades!!!!! è uma alegria saber que vc continua a mesma. Continue sempre com este trabalho lindo.
    Beijos,
    Ana Carla.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas