Novos Novos cheios de novas

Novos Novos em intercâmbio na Argentina

Débora Landim, diretora da Companhia Novos Novos de Teatro infanto-juvenil, Lulu Pugliese, coreógrafa e Jamile Meneses, atriz da Cia., viajaram ontem pela manhã para Buenos Aires para participar de um intercâmbio cultural, fruto do PHAKAMA, um projeto de Intercâmbio Criativo que envolve Inglaterra, África, Brasil e Argentina, representado neste país pelo grupo Defensores Del Chaco. O Encontro que visa, prioritariamente, possibilitar troca de experiências entre grupos ligados ao trabalho com jovens, prossegue até o próximo dia 23.

Este é o terceiro encontro do grupo este ano. O projeto, cuja concepção foi iniciada em 2003, começou a tomar forma em fevereiro, quando o grupo reuniu-se na Argentina e, em outubro foi a vez de Salvador sediar o evento. Estas reuniões são excelentes oportunidades para a troca de experiências, vivências e cultura entre os jovens e os profissionais.

"O foco do trabalho são os jovens. O objetivo principal é a formação de novos líderes através da arte, para atuar não só no campo artístico, mas também em outras áreas do conhecimento", diz Débora, empolgada com a possibilidade de democratização ao acesso aos apoios internacionais para grupos de teatros. "A aproximação é válida e importante para diminuir as distâncias e quebrar as barreiras", conclui a diretora da Companhia Novos Novos.

Enquanto isto, a galera dos Novos Novos continua aqui, arrasando, com o espetáculo infanto-juvenil Imagina Só... aventura do Fazer, em cartaz aos sábados e domingos, 16h.

Débora, Lulu e Jamile te deseamos un Buen Viaje!

____________________________________________

De Manchester para o Vila



Pois é, a Companhia Novos Novos está de vento em popa em seus contatos internacionais. Quem esteve aqui em Salvador, neste mês de novembro, para vivenciar a prática do trabalho da companhia foi John Mcgrath, Diretor Artístico do Teatro The Contact, situado em Manchester, Inglaterra, que tem como foco o apoio a jovens artistas e espetáculos de diversas partes do mundo, de forma interdisciplinar.

Mcgrath, que é Doutor em Direção Teatral e Teoria da Performance, destacou que está em viagem por algumas capitais do Brasil para identificar grupos que desenvolvam trabalhos culturais e artísticos com foco na questão social. Ele procura projetos que tenham uma boa prática, de forma interessante e rigorosa e sejam de longo prazo, o que gera benefícios para as comunidades onde estão inseridos.

O contato com da Novos Novos com Mcgrath ampliou-se a partir da participação da Companhia, em Julho deste ano, de um intercâmbio ocorrido no The Contact, oportunidade em que o Grupo estreou a peça Diferentes Iguais. O espetáculo foi muito elogiado e teve uma boa receptividade, o que contribuiu para despertar a curiosidade dos ingleses em relação ao trabalho dos baianos e fez com que o Diretor incluísse Salvador em seu roteiro de viagens. Também o acompanhou na visita ao grupo o inglês Patrick Campbel, que morou aqui em Salvador durante quatro anos e já conhecia o trabalho dos Novos Novos.

É a Novos Novos de Salvador para o mundo !

Comentários

Postagens mais visitadas