O jogo teatral do grupo Motus


O grupo italiano Motus apresentou, ontem, na Sala Principal do Teatro Vila Velha, o espetáculo Too Late! [Antigone] Contest #2 (Tarde Demais! [Antígona] Concurso #2), dentro da programação do 5º Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac Bahia). A peça é um jogo teatral cujo texto é centrado na tragédia Antígona, do dramaturgo grego Sófocles. As performances feitas pelos atores Silvia Calderoni e Vladimir Aleksic são bastante impressionantes e mostram a força da expressão corporal dos artistas. Logo no começo da montagem, por exemplo, chama a atenção o cachorro representado por Silvia. A atriz também se destaca quando, sentada num cadeira giratória, faz uma apresentação de balé. Too Late! apresenta trechos metalinguísticos, questionando o próprio fazer teatral da contemporaneidade.

Língua não é empecilho
Para quem não domina o idioma italiano, isso não é nenhum empecilho para não ver o espetáculo, uma vez que a produção conta com legendas. O industriário e estudante de direito da UNEB, Cláudio França, de 38 anos, chamou a atenção para isso: “Eu gostei do espetáculo. A língua não foi um empecilho, porque tinha tradução. A peça é um pouco densa e as cenas mudam de forma muito rápida. Tenho um pensamento mais cartesiano e, às vezes, não consigo acompanhar as ações. As viradas incomodam um pouco, porque faz com que a gente não entenda. Mas o teatro tem essa função questionadora. Não é porque você não entendeu que a peça é ruim. Eu entendi como uma brincadeira entre os atores”, avaliou. Para a historiadora e estudante de museologia da UFBA, Priscila Póvoas, 26 anos, o espetáculo não surpreendeu tanto. “Houve alguns problemas técnicos com o microfone e com as legendas, mas depois o pessoal resolveu. É uma peça que não tem linearidade. Não foi cansativa, mas também não foi surpreendente”.

Para quem quiser conferir, Too Late! [Antigone] Contest #2 será reapresentada hoje, às 19h, no Teatro Vila Velha. O ingresso custa R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). As reservas podem ser feitas pelo telefone 3083-4600. As informações sobre o Fiac Bahia estão no site oficial do evento: www.fiacbahia.com.br

Texto: Raulino Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas