FUNCEB lança Programa de Crítica Cultural

Através de edital e seminário, iniciativa busca fomentar e renovar a produção de crítica cultural na Bahia

Com intenção de contribuir para o desenvolvimento das artes produzidas na Bahia e da percepção analítica dos cidadãos do estado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança oPrograma de Crítica Cultural. A iniciativa, inserida na política de formação e qualificação de criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, apresenta duas ações iniciais: oConcurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural e o I Seminário Baiano de Crítica Cultural.

O Programa se justifica pela importância da crítica cultural para o fortalecimento da produção artística, o reconhecimento e a qualificação de profissionais da área e o progresso do posicionamento do público perante aquilo que as artes lhe proporcionam. Enquanto ferramenta que identifica os nexos entre a obra e as condições artísticas e sociais inerentes à mesma, a crítica e o seu autor têm papel reflexivo na intermediação entre a obra e aqueles que a apreciam. Assim, possibilitam um debate capaz de colaborar para a consolidação de um ambiente social propício ao acolhimento devido do setor da Cultura.

Tendo como público-alvo jornalistas, escritores, blogueiros, pesquisadores e profissionais da cultura, o Programa de Crítica Cultural se empenha em gerar, no estado da Bahia, as condições adequadas à empregabilidade destas pessoas e à renovação da criticidade. Para tanto, investe na formação, produção, criação, circulação e difusão do exercício da análise crítica para as mais variadas expressões artísticas e culturais na Bahia.

Leia mais aqui


Comentários

Postagens mais visitadas