Exposição “O Vila dança: retrospectiva das criações coreográficas de Cristina Castro” volta a exibição


Andrea May e Pedro Gaudenz assinam projeto expográfico que reúne imagens de sete fotógrafos a partir de espetáculos de repertório


De 20 de setembro a 4 de outubro, a exposição O Vila dança: retrospectiva das criações coreográficas de Cristina Castro poderá ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, em horários de espetáculos, no foyer do Teatro Vila Velha. Reunindo um amplo acervo que inclui fotografias de sete artistas, a exposição projetada por Andrea May e Pedro Gaudenz faz um apanhado de 12 espetáculos de Cristina Castro para o Núcleo Viladança, desde 1998 até 2012.

Pelas lentes de Márcio Lima, Vera Milliotti,Fábio Espírito Santo, João Meirelles, Rejane Carneiro, Lígia Rizério e da própria Cristina Castro, O Vila dança desvenda cenas de 200 e poucos megabytes de memória; Exposição Sumária; Hot; Sagração da Vida Toda; CO2 – cinco sentidos e um pouco de miragem; Hai Kai Baião; José Ulisses da Silva; Caçadores de Cabeças; Da Ponta da Língua à Ponta do Pé; Aroeira – com quantos nós se faz uma árvore; Habitat – Lat 13ºS Long 38º31’12”O e Muvuca.

Milton Nascimento, Jarbas Bittencourt, Ivan Bastos e João Meirelles são alguns dos músicos cujas composições originais formaram parte das trilhas sonoras de montagens de Cristina Catsro para o Viladança. Trechos das músicas estarão disponíveis na exposição para quem quiser relembrar. Recortes de jornais desde o lançamento do Viladança, em 1998, até sua última criação, Muvuca, em 2012, dão o toque final da retrospectiva. Além disso, adereços e figurinos assinados por Adriana Hitomi, Marcio Meirelles e Luiz Santana completam o projeto expográfico de Andrea May e Pedro Gaudenz.

Viladança é o núcleo de dança do Teatro Vila Velha. Fundado em 1998 pela diretora e coreógrafa Cristina Castro, propõe atividades de dança na área da criação, formação, difusão e intercâmbio artístico. O Viladança tem 12 espetáculos no seu repertório, incluindo um musical infanto-juvenil, uma criação co-dirigida por Cristina Castro e Helena Waldmann (coreógrafa alemã) e uma montagem realizada com trilha sonora inédita de Milton Nascimento. O Núcleo oferece regularmente oficinas de iniciação à dança para crianças e tem um amplo programa de formação de plateia. Em 2015, o Viladança deu início a um programa de residências artísticas, através do qual convida coreógrafos estrangeiros para trabalhar e trocar experiências com artistas baianos.

O Vila dança: retrospectiva das criações coreográficas de Cristina Castro para o Viladança
20 de setembro a 4 de outubro de 2016 (seg-sex das 13h às 18h; sáb/dom em horário de espetáculo)
Foyer do Teatro Vila Velha | Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas