Cobertura do Palco Aberto "Comunicação e Democracia"

Texto e foto: Laís Andrade

O Teatro Vila Velha realizou, no dia 1º de junho mais uma edição do “Palco Aberto”. Com o tema Comunicação e Democracia, o evento discutiu a situação atual da mídia no Brasil, o conceito de imparcialidade jornalística, o papel da mídia brasileira no golpe, rede sociais e a importância de uma rede pública de comunicação.


A noite foi aberta pelo grupo de teatro Vilavox que realizou mais duas intervenções artísticas ao longo da evento com músicas do espetáculo 1º de abril. Antes do início da apresentação a integrante Márcia Lima cumprimentou “Boa Noite e primeiramente fora Temer!”. Além do Vilavox, o coletivo “Arte e Resistência” participou com uma intervenção musical.


A professora da Faculdade de Comunicação da UFBA, Malu Fontes comentou o papel da mídia no impeachment e a cobertura de notícias recentes como o estupro coletivo ocorrido em maio no Rio de Janeiro. A jornalista Maíra Azevedo, conhecida nas redes sociais como Tia Má falou sobre a importância das novas mídias “se não tivessem as redes sociais muitas coisas estariam passando batidas”. Além disso pontuou o trabalho de empoderamento e representatividade que feito em suas páginas e perfis.

Flávio Gonçalves, jornalista e diretor do IRDEB, e Tereza Cruvinel, ex-presidente da EBC e comentarista da Rede Tv! comentaram o impacto da desmontagem da rede pública de TV, destacando a importância de uma comunicação pública, principalmente em um país com uma tradição de rede privada de televisões. O ator Rafael Medrado da companhia de teatro “Ateliê Voador” também contribuiu com sua fala sobre o tema.
A próxima edição do "Palco Aberto" acontece na segunda-feira, 6 de junho às 19h, com o tema “Mulher e Democracia”. Em cada edição o debate intercala falas com intervenções artísticas, incorporando uma diversidade de discursos e abrindo o microfone, ao final, para quem quiser se expressar.
Grupos, coletivos artísticos e pessoas interessadas em também fazer suas narrativas devem entrar em contato com o Teatro Vila Velha através do e-mail comunicacao@teatrovilavelha.com.br para que sejam organizados os próximos debates.

Comentários

Postagens mais visitadas