Vilavox encerra temporada e oficina

Domingo passado acabou a curta temporada de Primeiro de Abril. E num ritmo bom. A platéia encheu de estudantes, professores, ex-guerrilheiro, documentarista... e é claro que trocamos algumas idéias necessárias. Obrigado a quem veio ver, pensar e falar. Pretendemos contar essa História ainda por muitos anos...



(Maísa Paranhos, Carlos Pronzato, Raimundo Matos, Picó, Jones e Fabrício)

E já que estamos falando de ritmo, no último dia tivemos na platéia Ernani Maletta. Ele é o nosso professor convidado para a primeira de três oficinas de intercâmbio que promoveremos até o final de março dentro do nosso projeto de oito meses de programação. O que ele tem a ver com ritmo? Tudo! Ernani é maestro, ator, cantor, professor da UFMG, arranjador e preparador vocal, com atuação em vários espetáculos teatrais, incluindo uma parceria constante desde 1994 com o renomado Grupo Galpão, de Minas Gerias, como diretor musical e preparador vocal.


(Ernani suando a camisa)

Maletta desenvolve um trabalho juntos aos atores para apurar seu senso de musicalidade e plasticidade, sensibilizando-os para o que ele chama de “atuação polifônica”: aquela em que o ator conta, em sua atuação, com os elementos provenientes não só da música, mas também das Artes Plásticas, Artes Corporais e Literatura.


(na grande roda cabe todo mundo)

A oficina encheu bastante e está bem variada. A metodologia é relamente fascinante. E o teatro agradece os recursos da música. Pena que já está acabando. Mas fiquem ligados que em dezembro já vem aí uma outra oficina. Inté daqui a pouco.

Comentários

Postagens mais visitadas