Primeiro encontro LARGO acontece nesta quarta, no Vila


Largo é uma plataforma de encontros em música expandida e outras maneiras de produzir discursos e sensações. Programação com 12 encontros organizados por João Milet Meirelles, Lia Cunha e Pedro Filho Amorim. Cada edição trará diferentes artistas, processos e projetos para investigar as fronteiras da criação musical e explodir o discurso sonoro.

Em seu primeiro encontro que acontece dia 25 de novembro às 20 horas, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, Largo convida o grupo Tiragem - Laboratório de Livros (EBA-UFBA) para uma leitura da sua primeira publicação o Experimento Zero. João Milet Meirelles, Pedro Filho Amorim e Uru Pereira interpretarão partituras gráficas produzidas pelo Tiragem para a publicação.

SOBRE O TIRAGEM:

Tiragem é um grupo de artistas visuais, designers, professores, estudantes e egressos da Escola de Belas Artes/UFBA, que compartilham o interesse em investigar o objeto Livro. Uma editora experimental voltada para a produção de livros expandidos, compreendidos como interfaces para conexões entre informações analógicas e digitais; almálgamas entre técnicas de reprodução serial mecânicas, trabalhos artesanais, interatividade digital, realidade aumentada e interfaces tangíveis.

Este coletivo visa produzir e fazer circular projetos artísticos-editoriais, autorais, desenvolvidos com recursos disponíveis nos laboratórios e oficinas da Escola de Belas Artes da UFBA, com o intuito de construir uma rede ativa entre a academia e a produção editorial contemporânea local. Neste sentido, O Tiragem se propõe a investigar e promover os saberes que envolvem este tipo de produção, por meio de vivências e trocas com especialistas em novas tecnologias, acadêmicos, mestres e artistas gráficos locais.

Pretende, ainda, realizar ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão que tangenciem diversas áreas do conhecimento, tais como: Tipologia e engenharia de papel, semiótica, cybercultura, ilustração, encadernação, artes gráficas, tipografia, entre outros.


SOBRE EXPERIMENTO ZERO

"Esta é a experiência piloto da editora Tiragem, uma coleção de gravuras na qual cada obra gráfica pode ser interpretada como uma peça musical. Foi concebida e materializada de modo colaborativo, entre 2014 e 2015, por um grupo multidisciplinar composto por artistas visuais, ilustradores, músicos e músicos-ilustradores.Como todo projeto coletivo, possui um pouco de cada um dos envolvidos e enfrentou o desafio de reunir diferentes linguagens e visões de mundo, sob o mesmo projeto gráfico, sem prejudicar a unidade conceitual da publicação. A partir de conhecimentos básicos, a Tiragem investigou os métodos tradicionais de produção serigráfica, se aventurando pelos caminhos da ação empírica. Deste modo, foi possível ampliar os conhecimentos do grupo sobre a técnica e, através da observação dos erros e acertos resultantes, viabilizar a materialização deste livro. Cada exemplar é o resultado único de um processo de experimentação e aprendizado. Impresso e finalizado de maneira inteiramente artesanal pelos integrantes da Tiragem, na Escola de Belas Artes da UFBA, foi concebido em reuniões do coletivo reforçadas por três oficinas-chave: Encadernação, com Bianca Portugal; Notação musical, com prof. dr. Pedro Amorim; e Serigrafia, com o mestre Zé de Rocha. Os dois últimos colaboraram com textos para essa edição, e nos ajudaram a entender mais um pouco sobre notação gráfica musical e a técnica da serigrafia, objetos centrais desse livro. Tais oportunidades de trocas educativas atuaram como verdadeiros estímulos para a geração de soluções criativas encontradas em cada uma das gravuras produzidas para esta experiência piloto. Vale resaltar que, para a maioria dos colaboradores desta edição “desenhar música” foi um grande passo para fora da zona de conforto, tanto para os músicos quanto para os ilustradores, designers e artistas que produziram as notações gráficas deste projeto. Este livro está divido em duas partes, acomodadas em uma caixa: uma brocura contendo textos informativos; e um conjunto de páginas soltas com gravuras em serigrafia que podem ser emolduradas, enviadas pelo correio, oferecidas como presente, ou o que mais seu proprietário possa imaginar. Com o intuito de extrapolar o suporte físico do livro, cada obra composta para esta edição, possui um símbolo gráfico (QR code) que permite que o leitor visualize a imagem de cada uma das gravuras e escute, na internet, várias interpretações das notações gráficas referenciada pelo código. Este é um livro para fruir." - Taygoara Aguiar

no facebook : facebook.com/plataformalargo

25/11/15
TERRA - LARGO: Experimento Zero
local: Cabaré dos Novos do TVV
ingresso R$ 5,00 e R$ 10,00
horário 20h

AÇÕES:
- venda/disposição de gravuras do Experimento Zero

FICHA TÉCNICA
Coordenação, direção, curadoria e produção: João Milet Meirelles, Lia Cunha e Pedro Filho Amorim.
Músicos: João Milet Meirelles, Pedro Filho Amorim, Uru Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas