O Teatro na Escola e a Escola no Teatro


 Cartaz da peça "O Casamento Suspeitoso"
por Breno Fernandes*

Nesta semana, o palco do Vila recebe a mostra de conclusão das turmas de teatro da escola Lua Nova - O Festival Ariano Suassuna. Ministrado pelas professoras Naia Pratta e Laili Florez, o evento apresenta as peças “O Casamento Suspeitoso”, “A Farsa da Boa Preguiça”, “O Auto da Compadecida” e o “Santo e a Porca”, tendo como elenco os alunos da escola.
O festival coincide como mais uma experiência de aproximação entre o Teatro Vila Velha e as escolas, num momento em que o Vila volta os seus olhares para a relação entre cultura e educação - que, aliás, sempre esteve presente em diversos projetos desenvolvidos pelos antigos e atuais coletivos residentes e núcleos de produção, como o Viladança, o Bando de Teatro Olodum e a universidade LIVRE. Em janeiro desse ano foi lançado o projeto #EscolasNoVilaVelha, com o objetivo de estabelecer relações, parcerias e fomentar cultura às novas gerações através de parcerias com instituições de formação.
 Cartaz da peça "Auto da Compadecida"

Sobra a relação entre o teatro e a escola, a professora Naia Pratta opina: “Pra mim é essencial, primeiro porque além de professora eu sou atriz, então existir a possibilidade de levar meus alunos a um teatro é legal porque é mais um aprendizado. Em relação ao teatro na escola, eu percebo na fala das mães que as crianças acabam desenvolvendo melhor a capacidade de argumentação e de desenvolvimento do corpo. O meu intuito não é formar artistas, mas trazer a experiência teatral com intuito de fazê-las criar laços e uma relação com o teatro.”
A mostra ocorrerá nos dias 11, às 16h, e 28, 15h, com acesso reservado à comunidade da Escola Lua Nova.Para mais informações sobre o Projeto #EscolasNoVila, acesse: teatrovilavelha.com
*Breno Fernandes é integrante da universidade LIVRE de teatro vila velha

Comentários

Postagens mais visitadas