Cine Vila apresenta leitura dramática do roteiro "A Matriarca", de Lula Oliveira



Cena do filme "Na Terra do Sol", de Lula Oliveira. Crédito: João Carlos Sampaio

Nesta segunda-feira, 20 de abril, às 19h, o cineclube do Teatro Vila Velha realiza ação inédita: apresenta ao público a leitura dramática do roteiro cinematográfico intitulado "A Matriarca", escrito por Lula Oliveira. O texto tem como ponto de partida a morte de uma matriarca que faz com que seus nove filhos se reúnam, depois de quase 20 anos da diáspora, para o enterro da anciã. Os 25 personagens, presentes no roteiro, serão interpretados por atores da Universidade LIVRE de Teatro Vila Velha, sob direção de Marcio Meirelles.

Além da leitura, o público assiste ao curta-metragem "Na Terra do Sol", dirigido por Lula Oliveira. Inspirado em "Os Sertões", obra clássica de Euclides da Cunha, o filme conta a saga dos últimos sobreviventes da guerra de Canudos. Lançado em 2006, o curta tem no elenco nomes como Carlos Petrovich, Agnaldo Lopes, Berto Filho, Dody Só, Pisit Mota e Rose Lima. Ao final da sessão e da leitura, o diretor Lula Oliveira participa de bate-papo com o público presente.

O Cine Vila acontece semanalmente, sempre às segundas-feiras, 19h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. Não são cobrados ingressos para as sessões, mas o público pode investir no projeto pagando quanto quiser.

Sobre "A Matriarca"

O roteiro cinematográfico "A Matriarca" tem como cenário o Baixo Sul da Bahia e teve a sua construção fundamentada sobre fatos reais da família do autor e diretor. Na obra, realidade e ficção se misturam através de índices palpáveis como o diário de Arlete, tia de Lula Oliveira, mantido por ela até a sua morte. Uma etapa importante para o desenvolvimento do roteiro foi a fase de entrevistas com todos os personagens vivos da família de Oliveira e outras figuras da cidade de Valença, partícipes dessa história. Nesse processo, a personalidade de cada um e, sobretudo, a figura da matriarca Matilde revelam-se a caminho da narrativa fílmica.

Serviço

Cine Vila
Leitura dramática do roteiro "A Matriarca"
Exibição do curta-metragem "Na Terra do Sol"
20/04 // segunda-feira // 19h
cabaré dos novos // teatro vila velha // pague quanto quiser

Comentários

Postagens mais visitadas