Nova temporada de "As Orações de Mansata"‏ em Portugal

Foto: Paulo Pimenta

A Escola da Noite inicia esta semana uma nova temporada em Coimbra de "As Orações de Mansata", de Abdulai Sila. Com encenação de António Augusto Barros e um elenco de 13 actores oriundos de seis países de língua portuguesa, o espectáculo é uma co-produção com a Cena Lusófona, a Companhia de Teatro de Braga e o Teatro Vila Velha (Brasil) e faz parte do projecto P-STAGE - IV Estágio Internacional de Actores. Fica em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, entre 20 e 30 de Março.

 "As Orações de Mansata", de Abdulai Sila, é o primeiro texto dramático impresso da literatura guineense. Ele oferece um impiedoso retrato dos mecanismos de corrupção, luta pelo poder e violência extrema que caracterizam vários regimes políticos em todo o mundo e têm marcado, de forma trágica, a realidade da Guiné-Bissau nas últimas décadas. A busca das Orações de Mansata, que supostamente darão aos seus detentores os poderes necessários para dominar o povo, desenrola-se num processo em que a traição, a tortura e a morte são reduzidas à banalidade.

Dirigido por António Augusto Barros e com um exuberante elenco multi-nacional, o espectáculo conta ainda com as inconfundíveis marcas artísticas de João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia), Jarbas Bittencourt (direcção musical e música original) e Ana Rosa Assunção (figurinos).

O P-STAGE e a digressão internacional

 O espectáculo é a face mais visível do P-STAGE - IV Estágio Internacional de Actores, um projecto de formação, criação e difusão teatral desenvolvido pela Cena Lusófona em parceria com diversas outras instituições nacionais e internacionais, que conta com o apoio da União Europeia, através do programa ACP Cultures+.

O projecto teve início em 2012 e é uma parceria entre a Cena Lusófona, o Elinga Teatro (Angola) e a AD - Acção para o Desenvolvimento (Guiné-Bissau). Numa primeira fase, foram realizadas três oficinas de interpretação, em Angola, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe. A partir dessas oficinas foram seleccionados sete actores africanos, que se juntaram a seis actores profissionais - quatro portugueses e dois brasileiros - para compor o elenco do espectáculo final. "As Orações de Mansata" estreou em Coimbra em Outubro de 2013 e foi ainda apresentado, numa primeira digressão, em Braga, Évora e Campo Benfeito (Castro Daire).
    
Após esta segunda temporada em Coimbra (de 20 a 30 de Março), o espectáculo rumará a Bragança (Teatro Municipal, 5 de Abril), Santiago de Compostela (Salón Teatro, 11 e 12 de Abril), Figueira da Foz (CAE, 17 de Abril), Bissau (Centro Cultural Franco-Guineense, 8 e 9 de Maio) e Luanda (15 e 16 de Maio).

TEATRO
As Orações de Mansata
de Abdulai Sila

co-produção
Cena Lusófona / A Escola da Noite / Companhia de Teatro de Braga / Teatro Vila Velha (Salvador, Brasil)

dramaturgia e encenação 
António Augusto Barros elenco Amador Fernandes, Ella Nascimento, Emílio Lucombo, Igor Lebreaud, Jorge Biague, Marleny Musa, Miguel Magalhães, Paulo Figueira,
Ridson Reis, Rogério Boane, Solange Sá, Trindade Gomes da Costa, Wilson de Sousa cenografia João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano

figurinos e adereços
Ana Rosa Assunção 

direcção musical 
Jarbas Bittencourt 

apoio coreográfico / movimento 
Zebrinha 

desenho de luz 
Fernando Conceição

2h30 com intervalo > M/12

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo (Portugal)

20 a 30 de Março
quinta a sábado, 21h30; domingos, 16h00
5 a 10 Euros > assinaturas TCSB: 30 Euros (5 bilhetes); 50 Euros (10 + 1 bilhete)

Fonte: http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/20-03-2014/36448-oracoes_mansata-0/

Comentários

Postagens mais visitadas