quinta-feira, 6 de junho de 2013

O fotógrafo João Milet Meirelles lança o livro "Bença", com imagens da peça homônima, encenada pelo Bando de Teatro Olodum


Nota publicada no Jornal Correio

O fotógrafo João Milet Meirelles lança o livro "Bença", com imagens da peça homônima, encenada pelo Bando de Teatro Olodum, com direção de Márcio Meirelles. A edição reúne fotos de ensaios e apresentações espetáculo-instalação, que cruza teatro, dança, vídeo e música para falar do tempo e da memória cultural do povo negro e sua ancestralidade. O lançamento do livro acontece no dia 14/06 (sexta-feira), às 19h, no Cabaré dos Novos Teatro Vila Velha.

Para chegar ao conjunto de imagens de "Bença", João fotografou cinco sessões e um ensaio. "As fotos de têm uma potência especial. Acho que nelas está contido o discurso da peça: uma reverencia ao tempo, aos mais velhos e ao respeito. Identifico-me muito com esse tema e discurso, então fazer um livro é dizer tudo isso em outro suporte, se apropriar e amplificar esse discurso", comenta o João, que tem um amplo currículo como fotógrafo de artes cênicas.

O livro traz, em anexo, o texto completo da peça – que foi apresentada com sucesso no âmbito do FIT - Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, ano passado. Com linguagem não linear, "Bença" reúne fragmentos de diálogos, que ganham performance nas músicas executadas ao vivo e nas coreografias, assinadas por Zebrinha e que lhe garantiram o Prêmio Braskem de Teatro 2010 de Profissional do Ano.

João Milet Meirelles – Formado em Composição (pela UFBA); Áudio e Acústica (IAV); Livre Improvisação (ECA/USP). Fotógrafo autodidata. Trabalhou como fotógrafo e músico em diversas peças teatrais e de dança com grupos importantes da cena cultural de Salvador como o Bando de Teatro Olodum, A Outra Cia de Teatro, Cia Viladança, Dimenti, Cia Novos Novos, dentre outros além de grupos internacionais como o coreógrafo Tadashi Endo (Japão), Euro-Japan Theatre Organization (Japão) e Science Friction (Canadá). Participou das exposições: "Dança das Muitas" no Teatro Vila Velha, ao lado da fotografa Ingrid Klinkby e da ilustradora Vânia Medeiros; "Entre Centros" na galeria do ICEIA, ao lado de Marcondes Dourado, Caetano Dias, Gaio, dentre outros; "Oferecer à Sombra Um Calor" no cinema Sala de Arte XIV; "(A)s" e "Univoracidades", com o antigo grupo 4 Sobre Tema; Sua mais recente exposição individual foi "Bença".

Valor do Livro: R$ 50
14/06 | sex | 19h | Sala Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário