Tem novidade no Vila!


A Oficina Teatro de Máscaras, ministrada pela atriz e diretora teatral Rita Carelli, no quadro das oficinas do Vila Verão, promete um passeio pela história das máscaras no teatro, suas diferentes famílias, origens e usos, além de oferecer, pela primeira vez em Salvador, uma iniciação ao teatro gestual a partir do trabalho com máscaras Larvarias. Além, é claro, de ensinar a confeccionar uma máscara pessoal.

Rita Carelli estudou na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, na França, uma escola pautada nos princípios do movimento, e fez sua formação com as máscaras confeccionadas pelo mestre italiano Donato Sartori, um dos maiores mascareiros da atualidade.




Rita Carelli e o Teatro de Máscara


Os participantes da oficina trabalharão com máscaras inteiras focando o trabalho corporal. Terão contato com as máscaras larvarias, máscaras brancas, de "seres em formação" - originalmente usadas nas festas carnavalescas de Basel, na Suiça e trazidas para o universo teatral na década de 60 por Lecoq e Sartori, por serem exelentes intrumentos de preparação corporal para os atores e de iniciação ao teatro de máscaras. Isso graças a seus traços precisos e exagerados.

Na segunda parte da oficina, os alunos trabalharão com máscaras expressivas e fabricarão suas proprias máscaras, de papetagem, a partir de moldes de argila. É a partir de improvisações com estas máscaras pessoais que serão criadas as cenas que darão origem a mostra resultante da oficina.


As inscrições estão abertas!

E bom passeio a todos!


Rita Carelli

Comentários

Postagens mais visitadas