MUDANÇAS EM NOSSO BLOG

Olá, amigos do blog.

O nosso blog mudou.

os comentários agora estão moderados.

1 - O que mudou?

Mudou o sistema de comentários. Antes, provido pelo sistema YACCS, um sistema de comentários criado em 2001, nos primórdios da "era do blog". Nossos comentários são agora providos pelo "Blogger", que é a mesma ferramenta que usamos para blogar.

A caixa de texto agora é padrão, os comentários aparecem direto na página e podem ser lidos e impressos juntamente com os 'posts', de maneira mais ágil e rápida, e a "cara" dele é um pouco diferente.

Outra mudança, técnica, é que os comentários não aparecerão no momento em que são enviados. Os comentários agora são moderados. Isso quer dizer que quando você escrever um texto nos comentários, ele será automaticamente repassado para o nosso e-mail, lido, aprovado, e só então publicado.

2 - Porque mudou?

Mudou porque esta é uma maneira de controlar o que está disponível em nosso blog. Assim, nos prevenimos, para que o nosso blog não seja usado para veicular mensagens de propaganda, textos caluniosos, difamatórios, e outros usos que considerarmos indevidos.

Precisamos controlar estritamente o nosso conteúdo porque, embora não haja uma legislação específica para o caso dos blogs, já há casos em que o juiz ou juíza considera que, mesmo não sendo o autor do blog que escreva textos que motivem processos judiciais, a responsabilidade é também do mantenedor do espaço. Logo, se Fulano difama Sicrano usando o blog do Vila, o blog do Vila também poderá ser responsabilizado.

A idéia não é censurar os comentários, apenas evitar usos indevidos que possam eventualmente nos comprometer de alguma forma. Nenhum texto encaminhado para os comentários será alterado por nós antes de ser publicado, o sistema sequer permite isso, portanto não há com o que se preocupar, o blog ainda é e será LIVRE

3 - O que ganhamos, o que perdemos?

Todos os comentários publicados antes da mudança do nosso sistema não estarão disponíveis para livre acesso. Tudo o que foi escrito nos comentários desde o surgimento do blog, pode ser recuperado por nós do Vila, em forma de um arquivo de banco de dados. Na prática, não estão disponíveis, mas em último caso, podem ser recuperados.

Ganhamos um sistema mais ágil, que é de nosso inteiro controle e que exibe os comentários com maior evidência, o que certamente vai impulsionar a participação do público, o que é um grande ganho para nós.

Ao mesmo tempo em que, ironicamente, perdemos alguma agilidade. A publicação dos comentários não é mais automática. O que for escrito depois das 18h só será publicado no outro dia, o que for escrito nos fins de semana, só sairá no blog na segunda-feira.

Ganhamos uma blindagem para o Vila para evitar remotas (porém possíveis) dores de cabeça futuras. Se não temos uma legislação que esclareça o que acontece no caso da comunicação via internet, "o que pode" e "o que não pode" é decidido caso a caso, por cada juiz. Se para alguns juízes, somos responsáveis em algum nível por tudo o que sai em nosso blog, seremos então, de fato, responsáveis.

Não se assuste. Teste o novo modelo de comentários! Você vai ver como é simples e logo logo todo mundo se acostuma.

Um abraço,

Núcleo de Comunicação do Vila.

Comentários

  1. Hm... tá.
    Parece ser bem simples mesmo.

    ResponderExcluir
  2. tudo bem! se é para o bem de todos! espero que continue sendo LIVRE mesmo!\abração.
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas