Ensaios dramáticos
foto: joão meirelles
A Companhia Teatro dos Novos (na foto com Fernando Guerreiro) se prepara para homenagear Gianfrancesco Guarnieri, que faleceu em junho deste ano, com leituras dramáticas de seus textos. Os ensaios já estão a todo vapor, de segunda a sexta, todas as noites. São 4 os diretores envolvidos: Marcio Meirelles (que dirige a primeira leitura: Arena conta Zumbi), Fernando Guerreiro (com o texto A luta secreta de Maria da Encarnação) , Harildo Deda (responsável por Eles não usam Bleque Tai) e Ewald Hackler (fechando o mês com o texto Ponto de Partida). Além deles, mais 15 artistas: 12 da CTN e os convidados Fernando Neves, Gordo Neto e Harildo Deda (como ator também).

Para quem nunca foi assistir a uma leitura dramática, funciona assim: os artistas têm o texto em mãos, enquanto interpretam na frente do público sem se preocupar com produção, cenário, luz e maquiagem. É a pura expressão do talento artístico dos atores, atrizes e diretores. Cacilda Povoas, artista da CTN, explica o porquê desse processo: "Quando a gente vai montar uma peça com um texto que já existe, a primeira etapa dos ensaios é a leitura de mesa, como é chamada. Essas leituras dramáticas são como se nós abríssemos ao público os ensaios de preparação para uma montagem. É uma forma de nos aproximarmos mais do autor, Gianfrancesco Guarnieri, que marcou uma mudança na dramaturgia brasileira com o espetáculo Eles não usam bleque tai."

Por enquanto só o texto Arena conta Zumbi não está sendo trabalhado, porque Meirelles está imerso no universo de Shakespeare. Os artistas já estão preparados para o intensivão com o diretor, marcado para logo depois da estréia de Sonho de uma noite de verão (dia 13/10). Nas leituras, o grupo envolvido anda se divertindo e aprendendo muito nos ensaios. "São quatro diretores excelentes e com trabalhos maravilhosos. Cada um deles tem uma forma de trabalhar diferente e é interessante observar isso. Está sendo um crescimento para os atores e para a CTN", ressalta Cacilda.

Além dos ensaios que estão rolando, a CTN já está preparando uma mesa redonda - o Fala Vila: Guarnieri, dia 30/09, que vai abrir a semana de início das Leituras Dramáticas. A um mês da estréia, com encontros marcados cinco dias por semana, com diretores diferentes e quatro textos inteiros para ler, a CTN e seus convidados prometem uma bonita homenagem a esse artista que levantava sua voz para alertar a todos sobre a realidade da época da ditadura.

ANOTE!
O que: Vila Lê Guarnieri (Leituras Dramáticas)
Textos: Gianfrancesco Guarnieri
Elenco: Cia Teatro dos Novos
Programação (sextas-feiras):
03/10 - Arena conta Zumbi (dir. Marcio Meirelles)
10/10 - A Luta Secreta de Maria da Encarnação (dir. Fernando Guerreiro)
17/10 - Eles não usam Bleque Tai (dir. Harildo Deda)
24/10 - Ponto de Partida (dir. Ewald Hackler)
Horário: 20h
Onde: Palco Principal do Teatro Vila Velha
Ingressos: R$ 3,00 (preço único promocional)

Comentários

Postagens mais visitadas