PARCERIA ENTRE MINC E IBGE PREVÊ ATUALIZAÇÃO DE ESTATÍSTICAS CULTURAIS
divulgado no boletim do Ministério da Cultura

Visando criar e atualiar as estatíticas culturais do Brasil, como sendo um esboço do primeiro censo de cultura do país, o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) firmaram cooperação orçamentária e financeira. O acordo para a realização do Projeto Suplemento de Cultura da Pesquisa de Perfil Municipal, que prevê investimentos de R$ 1.760 mil, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14).

Como nesta gestão do MinC percebeu-se a necessidade de reunir dados, informações, números, incluir e colher a circulação econômica das diversas atividades culturais surgiu a idéia da pesquisa, A partir desta iniciativa pretende-se consolidar uma rede de informações e compromissos, ampliando e dinamizando o processo de institucionalização do setor cultural. Nesse sentido, projetos como o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Sistema Nacional de Cultura
(SNC) enfatizam a definição e atribuição de papéis em níveis municipais, estaduais e federais.

MUNIC - A Pesquisa de Perfil Municipal (MUNIC) busca obter informações referentes às gestões de todas as prefeituras brasileiras.

A pesquisa já havia inserido uma seção dedicada à cultura desde 2001, mas a partir de 2005, com a inclusão de outros tópicos sobre a área cultural, a equipe do MinC envolvida com o estudo percebeu o incrível potencial de geração de dados que a MUNIC propicia. Deste momento surgiu a articulação do MinC com o IBGE no sentido de incluir o Suplemento de Cultura na MUNIC 2006.

O objetivo real é poder realizar uma pesquisa que transceda os aspectos numéricos e forneça dados qualitativos, que possam de fato contribuir para o mapeamento das atividades culturais vinculadas à gestão municipal e assim constituir uma série consistente, contínua, que possa permitir a mensuração do processo de transformações culturais no âmbito dos municípios. Clique aqui para saber mais.

Comentários

Postagens mais visitadas