O Vila ligado no mundo.
O mundo ligado no Vila.


Para quem conhece o Teatro Vila Velha, a realização de intercâmbios internacionais e o vai e vem de artistas e estudantes estrangeiros por aqui não é novidade alguma. Recentemente, tivemos a Novos Novos em contato com a Inglaterra. O Bando esteve em Angola e se prepara para ir à Alemanha. Ano passado, a Cia. Teatro dos Novos estendeu seus tentáculos pela América Latina, mantendo contato com dramaturgos dos países vizinhos. Houve também o Viladança, também com os alemães. E temos uma norte-americana, pesquisadora da cultura afro que vive lá e cá, alémde um monte de outras experiências interessantes que vem sendo realizadas desde os idos 70's.

Porém, é curioso notar que parece ter períodos em que dá o comichão nesse pessoal lá fora e a coisa ferve por aqui. No atual momento, contamos com a gradual aproximação de uma estudante alemã, Stella, que chegou até nós por indicação de Nehle Franke, do ICBA. A moça já veio assistir a alguns ensaios e aos poucos está conhecendo a mecânica do Vila. Ela diz que está empolgada e doida para encontrar alguma coisa que possa fazer para contribuir com o teatro. Que seja bem-vinda!

Concomitantemente, temos a proposta de uma produtora portuguesa recém-formada, ansiosa por aprendizado e novas experiências no campo da cultura. Estamos estudando a possibilidade de tê-la conosco, o que pode ser um interessante processo de intercâmbio entre Salvador e Lisboa. Vamos ver o que é necessário no que diz respeito aos trâmites burocráticos para tomarmos uma decisão.

E hoje, em resposta a um dos informativos do Vila, olha só o que recebemos:

Gracias compañeros, mantenganme informada de toda la actividad teatral, festivales y cursos que realicen que yo me dedico a esto, el teatro. Y me gustaría volver a ese hermoso lugar para perfeccionarme o intercambiar trabajos.
Gracias. María Rosa Bianchi. Trelew. Chubut. Patagonia Argentina.

É o Vila pela união entre os povos.
Dia desses é capaz de sediarmos algum petit comité da ONU...

Comentários

Postagens mais visitadas