Cia Novos Novos e Faculdades Jorge Amado promovem
Fala Vila: Toda Diferença é Igual

Dando continuidade à proposta do espetáculo Diferentes Iguais, da Cia Novos Novos, que provoca uma reflexão sobre a intolerância humana, o Cabaré dos Novos torna-se espaço de discussão no dia 02 de setembro, às 19h, após a apresentação da peça. Conflitos religiosos, econômicos, políticos e culturais serão discutidos como marcas dessa falsa idéia de que só pode existir uma verdade. O bate-papo é uma realização do projeto VilaJorge (parceria pedagógica e cultural entre o Teatro Vila Velha e as Faculdades Jorge Amado) e da Cia Novos Novos.

Saja, filósofo e professor de estética da UFBA e André Stangl, também filósofo e professor das Faculdades Jorge Amado são os convidados para a mesa redonda. A proposta do encontro é prolongar a discussão acerca das reflexões sobre o modelo de sociedade de hoje, levantadas pelos adolescentes no espetáculo. "Prefiro discutir a poética da direção e a forma como os atores trouxeram essa discussão. A peça em si é o maior barato da coisa, o texto tem valor inestimável e o nível de reflexão desses jovens de 2° grau foi muito bem trabalhado", explica Saja. Já Stangl vai falar sobre a idéia de verdade, a relação de dependência entre a diferença e a igualdade, questões de convivência e identidade.

Diferentes Iguais é o quarto espetáculo da Companhia Novos Novos, montado com o elenco adolescente, que trata das questões raciais, conflitos ideológicos, religiosos e políticos. Utilizando-se do espaço circense e seus característicos personagens, a montagem mostra a ausência da tolerância em relação à posição do outro e o atropelamento da ética e da moral pela sociedade capitalista atual. Esta peça é resultado de um intercâmbio com a companhia inglesa Young Blood, integrante do projeto Contacting the World, que promove o contato entre grupos de teatro infanto-juvenil de diversos países.

O Fala Vila é um projeto gratuito do Teatro Vila Velha, que estimula a reflexão e a troca de conhecimento entre especialistas, artistas e público. Sua entrada franca é possibilitada graças aos recursos de manutenção do Vila, que conta com o patrocínio da Chesf e do Governo do Estado da Bahia (através do Fazcultura) e da Petrobrás (através da Lei Rouanet). Já a nossa programação conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia (através do Fundo de Cultura da Bahia).

ANOTE!

Fala Vila - Toda diferença é igual
Palestrantes: Saja - filósofo, professor de estética da UFBA e André Stangl - filósofo, professor das Faculdades Jorge Amado
Dia: 02/09/2006 - sábado
Horário: 19h (após o espetáculo)
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha
Entrada franca*

* Lembramos que os ingressos para a peça, apresentada às 18h, custam R$ 14,00 e R$ 7,00(meia)

Comentários

Postagens mais visitadas