Um verdadeiro acontecimento! Ontem à noite, o palco do Vila abriu pro rock. Sim, isso mesmo! Guizzzmo e Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta fizeram jus ao espaço e apresentaram shows bem cuidados e com energia em rotação altíssima. Graças à estrutura do teatro, as bandas planejaram suas apresentações para realizar a gravação de áudio e vídeo com qualidade digital, que talvez venham tornar-se um DVD. A qualidade técnica das apresentações foi impecável, um presente para as bandas e para o público, ambos carentes de espaços para a realização de bons shows de rock em Salvador. O contentamento dos músicos com a oportunidade de tocar no Teatro Vila Velha era evidente, afinal, há um bom tempo o rock não passava por aqui...

Não é segredo para ninguém da cena roqueira local que o Vila tem lá suas restrições com os 'camisas pretas'. Ao contrário do que pode parecer, não se trata simplesmente de birra. Tem um monte de questões infra-estruturais que realmente complicam. O fato da platéia ser planejada para estar sentada, por exemplo. E alimentos e bebidas, então? Só quem trabalha com o Palcão pode saber o estrago que uma sujeirinha desse tipo é capaz de trazer... e a gente está acostumado a assistir aos shows agitando e tomando uma cervejinha. Sim, a preocupação de quem está nos bastidores aumenta bastante! O que importa é que todo mundo colaborou e foi compreensivo. Talvez o nosso simpático Jeudy tenha tido um pouquinho mais de trabalho, mas a tensão se dissipou e o que rolou foi uma festa bonita e eufórica.



Guizzzmo

A Guizzzmo abriu a noite com seu som irreverente: Vandex e seus contatos alienígenas. O show tem trechos narrativos, performáticos, começa em clima de "senta, que lá vem história" e segue com um rock de peso sonoro e misturado com outros ritmos. A banda é toda formada por veteranos batalhadores da cena - como não citar Apú e Mário Jorge, da lendária Úteros em Fúria? - e os caras carregam o peso da experiência roqueira com carinho. Continua sendo impagável a versão bossa-nova de "I wanna be sedated", do Ramones. Houve ainda a participação de Nancyta, outra grande figura do rock baiano. Para fechar o show, a divertidíssima Macaca, com direito à sensacional dança catártica de Vandex e a contribuição 'caribenha' de Rex.

Entre as duas apresentações, o "show do intervalo" ficou por conta do cantor e compositor Paquito. Mas quem roubou a cena mesmo foi Julinha, filha de Ed, um dos Ladrões de Bicicleta. Ela assumiu o microfone, ninguém entendeu direito, mas todo mundo achou uma fofura...


Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta

Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta entraram em cena num ritmo frenético. O show correu rápido, com uma música puxando a outra e deixando o público com pouco tempo para respirar. Platéia ligada, cantando junto e agitando como podia, balançando nas cadeiras ou dançando timidamente nas galerias. O que a banda mostrou foi muito vigor, com um vocalista possuído e todos os músicos perfeitamente sincronizados sem, no entanto, deixar que a inspiração fosse esfriada pela técnica. Fim de apresentação com muitos aplausos e um pedido quase desesperado de bis. A banda voltou ao palco para agradecer mais uma vez e pedir desculpas por não poder continuar por causa do horário, e tal, e coisa, mas... Não teve acordo: o público queria. E teve mais! Os caras fizeram mais uma música, uma mistura furiosa de samba cadenciado e rock. Sim, eles podem.

Juliana Protásio

Comentários

Postagens mais visitadas