Teatro Vila Velha promove exibição e roda de conversa de espetáculos históricos



O projeto exibe no Youtube do Vila a reconstrução audiovisual de duas peças produzidas pelo Teatro Vila Velha: Pé de Guerra (2000) e Jango - Uma Tragedya (2014 e 2018).


O Teatro Vila Velha promove a exibição e roda de conversa do projeto MEMÓRIA & TEATRO - 2 PEÇAS SOBRE A GUERRA, com os espetáculos "Pé de Guerra” (2000) e “Jango - Uma Tragedya” (2014 e 2018). Jango será exibida dia 05/03 às 19h e conta com  texto de Glauber Rocha e encenação de Marcio Meirelles, já "Pé de Guerra" tem sua exibição no dia 06/03 às 19h e conta com texto e encenação de Marcio Meirelles. Ambas serão apresentadas no Youtube do Vila (youtube.com.br/teatrovilavelha) seguidas de rodas de conversa que ocorrem ao final de cada espetáculos. 


As rodas irão tratar sobre o processo de construção das montagens e contarão com participação da equipe envolvida na concepção artística.  Os dois espetáculos são registros de importantes obras teatrais baianas e ficarão disponíveis gratuitamente durante uma semana no canal do Vila. 


Jango e Pé de Guerra são parte da memória do teatro da Bahia. Encenadas com coletivos de prestigiados criadores baianos, de várias linguagens artísticas, trazem a atuação de atores e atrizes de diversas gerações, trilhas sonoras originais compostas para elas e figurinos e cenários assinados por artistas do estado. 


O espetáculo Pé de Guerra foi montado pela Companhia Teatro dos Novos, criado em 1959 por Othon Bastos, Carlos Petrovich, Sônia Robatto, Echio Reis, Tereza Sá e Carmem Bittencourt. Dirigido por João Augusto, o grupo contava com vários artistas como colaboradores e foi reestruturado em 1995, quando passou a ser  dirigido por Marcio Meirelles. Ao longo de suas seis décadas teve diferentes formações e durante “Pé de Guerra” contou também com um grupo de crianças que posteriormente deu origem ao grupo infantil Companhia de Teatro Novos Novos.


A peça “Pé de Guerra” é uma tradução cênica do livro de Sonia Robatto e contou com a atriz no papel principal. Trata-se da história ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, na Bahia, sobre a amizade entre uma menina brasileira e seu amigo alemão. A partir da entrada do Brasil na guerra, a relação dos dois começa a ser questionada e a peça  reflete sobre questões como afetos, memórias, razões sobre os conflitos e manipulação por interesses políticos. O espetáculo venceu o Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante para Neyde Moura.


Já “Jango - Uma Tagedya” é o único texto escrito para teatro por Glauber Rocha. A obra ficciona um encontro que o cineasta teve com o ex-presidente deposto pelo golpe militar de 1964, em Paris. Glauber então, revê o golpe e antecipa a morte de Jango, carnavalizando sua deglutição pelo povo brasileiro. O espetáculo conta com música composta pelo grupo Tropical Selvagem e foi para comemorar os 40 anos do Teatro Vila Velha, em 2014, antecipando também o golpe que viria dois anos depois, o que motivou a reposição do espetáculo em 2018, com a participação do ator Celso Jr no elenco de mais de 30 atores e atrizes baianos.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



SERVIÇO

MEMÓRIA & TEATRO - 2 PEÇAS SOBRE A GUERRA

05 e 06/03

19h 

Youtube do Vila (youtube.com.br/teatrovilavelha)

Gratuito 





Comentários

Postagens mais visitadas