Percussionista Bastola é homenageado em show no Teatro Vila Velha

Bastola acompanhou artistas como Margareth Menezes, Gilberto Gil, Armandinho Dodô e Osmar e da Banda Cheiro de Amor, fundou o grupo percussivo Marreta e, juntamente com Jorge Zarath, o grupo Salsalitro 


Na próxima terça-feira, 13 de dezembro, às 20h, o palco do Teatro Vila Velha recebe um grande time de artistas para uma homenagem ao percussionista Bastola, após 15 anos de seu falecimento. O show "Novamente Bastola" já tem confirmadas as presenças de Armandinho Macedo, Luciano Calazans, Luciano Silva, Mauricio Silveira, Jorge Zarath, Grupo Garagem, Brasuqueira, Porque Choras, além do Grupo Marreta convidando Marcela Bellas, entre outros artistas amigos. A direção artística do show é de Marcio Meirelles, a direção musical de Luciano Silva e a produção de Tiago Basto.

O músico percussionista, instrumentista e compositor Armando de Melo Basto, também conhecido como Bastola, nasceu em Recife, Pernambuco, em 04 de Dezembro de 1961, de onde saiu ainda criança e passou a morar em Salvador junto com os pais, também pernambucanos. De família tradicional, herdou da avó materna, professora de piano e cantora de gregoriano nos eventos religiosos, o dom musical que lhe transformou num grande músico. Estudou todo o Primeiro Grau no Colégio Militar de Salvador, onde veio a participar da Banda de Música, onde tudo começou!Já com o título de jornalista pela UFBa e com um histórico paralelo voltado para atuações musicais esporádicas, fez o Seminário de Música, também na UFBa, o que estabeleceu e, posteriormente, sedimentou a carreira como músico. Ainda muito novo foi para Paris estudar música, onde esteve por dois anos e passou também a ter domínio absoluto sobre a língua francesa, o que veio a lhe favorecer em diversas situações ao longo da sua vida profissional. 

Retornando a Salvador, graduou-se mais uma vez, agora na escola de música da UFBA.Fez parte do grupo tríade, juntamente com Luciano Silva e Guiga Scott, tendo uma influencia no grupo garagem. Era músico titular da orquestra sinfônica da Bahia (Osba). Tocou durante muito tempo com Margareth Menezes; com Armandinho Dodô e Osmar, com quem teve a oportunidade de participar em vários encontros de trio na Praça  astro Alves. Gravou com Gilberto Gil e outros artistas baianos. Fundador do grupo percussivo Marreta e, juntamente com Jorge Zarath, do grupo Salsalitro. Foi até o final de sua carreira, percussionista da Banda Cheiro de Amor, acompanhando a banda em turnês internacionais e gravando alguns álbuns, dentre eles o mais vendido do grupo, “Cheiro de Amor – Ao Vivo” em 2007.

Como compositor, seu maior sucesso foi a música composta com Mauricio Silveira, “Ficar com Você”, nacionalmente conhecida na voz de Carla Visi. O último projeto antes de seu prematuro falecimento foi o grupo Café Olé, fundado com Mauricio Silveira, tinha a proposta de misturar a essência da musica baiana com ritmos do mundo, passando pela Salsa, Samba, Musica eletrônica, Reggae, dentre outros, sem nunca perder a essência percussiva. Bastola faleceu em sua casa em 03 de dezembro de 2001, de causas naturais, na véspera de completar 40 anos.

Show "Novamente Bastola"
Data: 13 de dezembro, terça-feira, 20h
Local: Teatro Vila Velha
Ingressos: R$30 e 15
Direção Musical: Luciano Silva
Direção Artística: Marcio Meirelles
Produção: Tiago Basto
Artista convidados: Jorge Zarath, Armandinho Macedo, Luciano Calazans, Marcela Bellas com a Marreta, Mauricio Silveira, Brasuqueira e outros amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas