Obra de Samuel Beckett inspira espetáculo "Notícias de Godot"

Dirigida por Celso Jr., montagem reúne fragmentos, textos e poemas de um dos autores mais importantes do século 20


Em 20 de maio, próxima sexta-feira, às 20h, estreia no Teatro Vila Velha o espetáculo "Notícias de Godot", que reúne fragmentos, peças curtas e poemas de Samuel Beckett (1906-1989), um dos autores mais relevantes do século 20. Dirigida por Celso Jr., artista e professor que há mais de 25 anos pesquisa a obra de Beckett, a montagem reúne diferentes gerações da universidade LIVRE do teatro vila velha, entre novos integrantes e artistas já formados pelo programa. A temporada segue apenas até 5 de maio, com apresentações às sextas e sábados, 20h, e domingos, 19h. Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou pelo site www.teatrovilavelha.com.br.

No palco, doze fragmentos formam um panorama que trata dos temas comuns do universo beckettiano: solidão, impossibilidade de comunicação, abandono das certezas e vazio existencial. "Notícias de Godot" é uma visão particular do encenador Celso Jr. a respeito da obra do escritor e dramaturgo irlandês. "A peça propõe uma versão que livra a cena das representações artificiais de decadência, na intenção de descobrir o que há por trás da linguagem cênica tradicional associada às montagens da obra de Samuel Beckett", conta o diretor, que considera o espetáculo "minimalista, poético e divertido".




O título da montagem criada no Teatro Vila Velha faz referência a uma das obras mais emblemáticas de Beckett, "Esperando Godot", escrita em 1948. "Se Bertolt Brecht é um autor fundamental para compreender a dramaturgia do início do século 20 e influenciou imensamente todos os autores que vieram depois dele, Samuel Beckett ocupa seu lugar, após a estreia de 'Esperando Godot', em 1953, e irá igualmente influenciar – em maior ou menor grau – todos os dramaturgos surgidos então", comenta Celso Junior.

Nascido em Dublin, Beckett recebeu o Prêmio Nobel da Literatura em 1969, tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas e peças montadas por todo o mundo. Textos do autor também ganharam versões marcantes no cinema, sobretudo a partir de 2001, quando a ação "Beckett on Film Project" lançou 19 filmes de obras do irlandês dirigidas por nomes como Neil Jordan, David Mamet, Anthony Minghella e Patricia Rozema, com atores como Jeremy Irons, Juliane Moore e Alan Rickman.

Atualidade

O atual momento político do Brasil, que vem sofrido reviravoltas que chegam a desafiar muitas obras de ficção, acabou atravessando os momentos finais de ensaio do espetáculo. "As tribunas políticas se tornaram um mau teatro, protagonizado por maus atores da pior espécie. Sem nos darmos conta, nossa peça foi se transformando em uma espécie de resposta, de espelho do caos. Fomos atravessados pela ressignificação que o texto de Samuel Beckett nos apresentava a cada novo ensaio. Pequenos detalhes não planejados acabaram se tornando metáforas e metonímias", explica Celso Jr.

Ficha técnica:

Notícias de Godot
Texto criado a partir de fragmentos, peças curtas e poemas de Samuel Beckett
Seleção de textos, tradução, figurino, cenário, iluminação, sonoplastia e direção: Celso Jr.
Assistência de direção: Franklin Albuquerque
Engenharia de som: Caio Terra
Elenco: Claudio Varela, Franklin Albuquerque, Gleidson Figueredo, Grazielle Mascarenhas, Iana Nascimento, Lavínia Alves, Lázaro Estevam, Lilia Nascimento, Mari Gavim, Marcia Ribeiro, Matheus Cabral, Thauan Vivas, Victoria Matos, Yan Britto
Realização: Teatro Vila Velha

Serviço:

Notícias de Godot
Temporada: 20 de maio a 5 de junho (sextas e sábados: 20h / domingos:19h)
Local: Teatro Vila Velha
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Classificação: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas