Hoje é dia de estréia!

Foto: Márcio Lima.
A Companhia Teatro dos Novos estréia, HOJE, dia 08 de maio, às 20h, seu mais novo espetáculo, O OLHAR INVENTA O MUNDO. Vencedora do prêmio de montagem da Fundação Cultural do Estado da Bahia, a peça é uma adaptação para o teatro do livro homônimo de poemas em prosa da escritora Cacilda Povoas com direção de Felipe de Assis.

O roteiro para a montagem é assinado por Cacilda e Felipe, que pretendem mostrar ao público um mundo lírico-poético que se relacione com o cotidiano, reinventando o prazer da reflexão, do gesto, do olhar e da percepção das coisas. Para seus autores, a peça é, antes de tudo, a possibilidade de uma narrativa cênica pela escritura lírica da poetisa que, numa relação estreita com o teatro, escreve poesia ao mesmo tempo em que escreve rubrica. É, portanto, do encontro de olhares e linguagens que se fabrica o espetáculo O olhar inventa o mundo, evocando figuras do livro, como o abismo, o domingo, a chuva, o bordado e a cidade.

Cacilda Povoas afirma que os textos não estão interligados formando uma história. Eles representam fragmentos de devaneios surgidos das inquietações diante da feminilidade, das paixões, do dia a dia e do próprio ato de escrever. Para a montagem teatral, alguns poemas foram reescritos, recortados, colados e ordenados em blocos. “Tecida de desejo, de imaginário e de declarações, a peça O olhar inventa o mundo pretende ser um suplemento oferecido ao espectador para que dele se aproprie, acrescente, suprima e passe adiante”, afirma Cacilda, que lançou o livro homônimo em novembro de 2002.

O espetáculo tem Iluminação de Fábio Espírito Santo, Cenário da Miniusina de Criação, Figurino de Rino Carvalho e Luiz Santana e Trilha Sonora de Marcos Povoas.

A peça fica em cartaz de sexta a domingo, sempre às 20h, até o dia 1º de junho.

Confira mais informações em: www.oolharinventa.blogspot.com.



Comentários

Postagens mais visitadas