CONVOCAÇÃO


Aos grupos e companhias de teatro e dança e classe artística em geral

Em consonância com movimentos nacionais que lutam pelo trabalho continuado de grupos e companhias de teatro, coletivos de teatro de rua e espaços culturais gerenciados por artistas e grupos, nós, do Grupo Vilavox, estamos interessados em discutir, refletir e, principalmente, propor ações aos poderes públicos que possam melhor fomentar esse tipo de atividade.

Por isso, estamos convocando os grupos e companhias de teatro e dança e artistas para, juntos, propormos ao Estado um PROJETO DE LEI DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA PARA O ESTADO DA BAHIA, inspirada na LEI DE FOMENTO AO TEATRO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – que nos últimos 5 anos proporcionou grande impulso às artes cênicas naquela cidade.

Desde o ano passado, quando iniciamos discussões acerca da Lei de Fomento Paulista, acompanhamos algumas ações isoladas no intuito de formatar a nossa própria Lei, entretanto, nenhuma dessas iniciativas teve a continuidade necessária para chegar ao seu fim: ser apresentada ao poder público. Como forma de (re)iniciar e executar este projeto, tão importante, ao nosso ver, para a solidificação do teatro e da dança como bem simbólico da nossa sociedade, propomos o calendário de atividades abaixo.

Para cumprirmos todas as etapas deste calendário, e esclarecermos pessoalmente nossos propósitos, convocamos a todos para nosso primeiro (re)encontro (em 2007 alguns representantes de grupos reuniram-se em 3 ocasiões e iniciou as discussões), que será no próximo sábado, dia 1º de março, 9:00h no TEATRO GamBOANOVA.

Para melhor nos organizarmos, pedimos que nos confirme a presença enviando uma mensagem para falecomosoutros@gmail.com, com seu nome e nome do grupo/cia/instituição + telefone.

Contamos com a sua adesão,

Grupo Vilavox

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
MÊS DO TEATRO (MARÇO) E MÊS DA DANÇA (ABRIL)

A saber:
27 de março – dia internacional do teatro e nacional do circo
29 de abril – dia internacional da dança

DIA 01 DE MARÇO, SÁBADO
das 9:00 às 12:00, no Teatro GamBOANOVA
-Reunião com artistas e grupos de teatro e dança para adesão/organização do ato público a ser realizado dia 27 de MARÇO, e para incentivá-los a ler e opinar acerca da proposta de lei.

Dia 05 de MARÇO, QUARTA
Lançamento, na imprensa, do projeto "Teatro e Dança agora é Lei".
Divulgação de documento/blog que indique:
- Os números e as transformações ocorridas na Cidade de São Paulo, nos últimos anos, após a implementação da LEI DE FOMENTO AO TEATRO DA CIDADE DE SÃO PAULO.
- Justificativa e esboço da proposta de LEI DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA DO ESTADO DA BAHIA, com endereço na internet onde esta proposta de lei se encontra e endereço eletrônico (e-mail) para receber sugestões a esta proposta.
- Convocação de artistas e grupos para leitura, correção e redação final da proposta de Lei, no dia 15 de março, das 9:00 às 13:00h.
- Data, horário e local da leitura da Proposta de Lei, seguida de entrega de cópia a deputados e a representantes da secretaria de cultura.

DIA 15 DE MARÇO, SÁBADO
das 9:00 às 12:00, local a definir
- Grupo de trabalho para finalizar a proposta da "Lei de Fomento ao Teatro e a Dança no Estado da Bahia".

DIA 26 DE MARÇO, QUARTA FEIRA
das 19 às 22h, Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha
Seminário "Grupos Artísticos e sua Relação com Espaços Públicos e Privados"
- Convidados de grupos de teatro e dança de outros estados e do interior da Bahia que tenham relação com espaços públicos ou privados.
- Entrega oficial da proposta da "Lei de Fomento ao Teatro e à Dança no Estado da Bahia" ao poder público.

DIA 27 DE MARÇO, QUINTA FEIRA
às 18:00h
Ato Público no Campo Grande, reunindo Grupos e Artistas Baianos. Leitura do Manifesto "Carta de Porto Alegre" (vide abaixo) e apresentações artísticas de rua.
A partir de 27 de março (dia do teatro), até o dia 29 de abril (dia da dança) leitura do manifesto (Carta de Porto Alegre), antes dos espetáculos, pelos grupos em cartaz que aderirem ao movimento.

Esclarecimentos adicionais:
A "Carta de Porto Alegre", - redigida em dezembro de 2007, no 4º Encontro Redemoinho – Movimento que reúne vários grupos de teatro do país - a ser lida no Ato Público do dia 27/03 e, em seqüência, até o dia 29 de abril, pede a aprovação da LEI DE FOMENTO AO TEATRO BRASILEIRO, de abrangência nacional. Na Bahia, acrescentaremos à leitura da "Carta de Porto Alegre", a reivindicação de que nossa proposta de LEI DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA NO ESTADO DA BAHIA, seja aprovada o mais rápido possível. OBS: Esta informação pode e deve ser repassada para outros grupos, cias e artistas que possam se interessar pelo assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas