Sonhando da Bahia a Porto Alegre


Fotos de Márcio Lima

De 22 a 25 de Setembro, o Bando de Teatro Olodum leva para Porto Alegre o melhor espetáculo baiano do 2006. A montagem baiana do texto de William Shakespeare - Sonho de uma Noite de Verão , já foi assistida por mais de 5.000 pessoas aqui em Salvador e agora proporciona às platéias gaúchas do Festival de Teatro Porto Alegre em Cena, a diversidade, ritmo, sensualidade e o humor da peça que ganhou o prêmio Braskem na categoria melhor espetáculo adulto. O Festival reúne os mais importantes grupos teatrais do Brasil e representantes internacionais, como o Cirque De Soleil além de artistas, como o baiano Tom Zé.

O espetáculo ficará em cartaz no Teatro São Pedro em Porto Alegre, de 22 até dia 23. Além das apresentações, o Bando estará presente na cerimônia de premiação do Prêmio Braskem de Cultura e Arte do Rio Grande do Sul, no dia 25. Não é a primeira vez que o grupo leva a peça para fora da Bahia. Em 2006 o Bando se apresentou em outras cidades brasileiras, além de viajar para a Alemanha, para participar do Festspiele Ludwigshafen onde recebeu críticas positivas da imprensa e do exigente público do Festival.


Apesar de ser um clássico, Sonho de uma Noite de Verão ganha nesta versão uma cara nova que traz de volta o caráter popular do teatro de Shakespeare. O Bando de Teatro Olodum impregna o texto do dramaturgo inglês de intermináveis elementos do cotidiano e da cultura negra da Bahia "As pessoas reagem muito bem. A encenação é cheia de aspectos da linguagem popular e da estética Afro brasileira" explica Chica Carelli, coordenadora do Grupo.


A peça, que é dirigida por Márcio Meirelles, se difere de outras montagens do mesmo texto por trazer, permeando as cenas, referências bem particulares dos costumes baianos, como a dança e a música, em seus diversos gêneros e estilos sem perder a fidelidade ao texto de Shakespeare.
O elenco é formado por 22 atores e atrizes negras (sendo seis convidados), e 2 músicos, que enfrentam o desafio de narrar com autenticidade uma história que se passa em uma noite na floresta, com fadas, duendes e muita magia.

Comentários

  1. Tragam presentes pra mim rsrsrsrsrrsrsrsrs

    beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Assisti vocês nas duas noites em Porto Alegre e fiquei apaixonada. Parabéns a toda equipe pelo grande trabalho que vocês têm desenvolvido.
    Sílvia Prado, Porto Alegre/Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas