II Fórum Internacional de Cultura

O diretor teatral e integrante do colegiado que administra o Vila, Marcio Meirelles, marcou presença durante o II Fórum Internacional de Cultura. O evento ocorreu em Salvador entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, na Casa do Comércio, reunindo produtores culturais e gestores institucionais do Brasil e do Exterior para discutir estratégias de desenvolvimento da produção cultural.

Marcio Meirelles falou da sua experiência como diretor teatral, tendo sempre que gerir grupos, mas também egos, vaidades, sucessos, inseguranças e limites. Contou a história de criação do Teatro Vila Velha, através da iniciativa dos artistas da Companhia Teatro dos Novos e de como o Vila está sendo gerido atualmente, com uma diretoria colegiada e seis grupos residentes, responsáveis por uma movimentação sempre intensa nesta Casa de Espetáculos plural e democrática, como sempre sonharam os Novos.

Sobre a formação do gestor - tema principal do Fórum - Márcio destacou a necessidade das diversas esferas de formação: nível técnico, graduação, pós-graduações e especializações, pois "há necessidades diversas na produção cultural e todos precisam ter a consciência do processo. Porém, a formação deve ser para quem tem uma experiência mínima no campo cultural. Assim como quem entra para a Escola de Teatro deve saber representar, quem entra na Escola de Música, deve saber tocar algum instrumento e quem entra na Faculdade de Letras precisa ler".

Márcio dividiu a mesa com o produtor cultural Paulo Kambuí, que apresentou o Projeto Curuzu - Corredor Cultural da Liberdade, que tem como objetivo estimular o turismo étnico e a geração de renda para a comunidade daquele bairro negro. O Fórum foi encerrado com essas duas experiências bem sucedidas de gestão da cultura.

Texto e foto: André Santana

Comentários

Postagens mais visitadas