ATENÇÃO POVO DO TEATRO!
Reunião da Câmara Setorial de Teatro da Bahia acontece no Vila


Neste sábado (08/07), o teatro baiano é convidado a se reunir no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha para pôr na mesa as suas demandas políticas. A partir das 11h, os representantes da Câmara Setorial de Teatro na Bahia - Hirton Fernandes, Eliene Benício, João Lima e Márcio Meirelles - se encontram para discutir e levantar temas para serem levados a Brasília ainda este mês. "É importante que os artistas participem desta reunião, porque precisamos de subsídios para participar da elaboração de políticas culturais do governo", comenta Marcio Meirelles.

As Câmaras Setoriais de Cultura, criadas pelo Ministério da Cultura, retomam em julho seu calendário anual de reuniões priorizando o processo de elaboração do Plano Nacional de Cultura e de implantação do Conselho Nacional de Políticas Culturais. Além destes dois pontos, temas transversais ? de interesse recíproco da música, do teatro, da dança, do circo, das artes visuais e da área do livro e leitura ? serão tratados de forma especial, por meio de grupos de trabalho com representantes das seis câmaras já instaladas.

As Câmaras de Teatro e Dança reúnem-se dias 19 e 20 de julho em Brasília, onde será também a reunião da Câmara de Artes Visuais, nos dias 25 e 26. Das primeiras reuniões de 2006 deverão participar diretamente o Secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy (que vai apresentar a metodologia de elaboração do Plano Nacional de Cultura), e o Secretário Nacional de Fomento do MinC, Marco Acco, que irá discutir com as câmaras as mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além deles, o Presidente da Funarte, Antônio Grassi, acompanhará os primeiros encontros do ano.

Em sua atual estratégia de trabalho, as câmaras irão tratar também a formação de GTTs (Grupos de Temas Transversais) que deverão reunir representantes de todos os segmentos em encontros especiais para debater e formular propostas para questões comuns que necessitam de decisões no âmbito federal. Estes grupos deverão trabalhar sobre as proposições formuladas nos encontros de 2005 com relação a temas como do direito autoral, das mudanças nas legislações trabalhistas e tributária apontadas como necessárias pelos setores das artes brasileiras. E ainda com relação aos temas da formação de novos profissionais e artistas, à educação para as artes, à memória e ao patrimônio cultural.

Outro tema considerado prioritário tanto pelo Ministério como pela Funarte é a articulação destes segmentos em torno de uma ação comum de fortalecimento da chamada economia da cultura, assunto que também merecerá a criação de um grupo de trabalho específico.

Reunião da Câmara Setorial de Teatro - Bahia
Data: 08/07/2006 (sábado)
Horário: 11:00
Onde: Cabaré dos Novos - Teatro Vila Velha
Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas