Fala Vila: Conversamentos entre linguagens

Do livro para o palco. Do livro para a tela. Literatura, cinema e teatro se encontram, dia 08 de junho, às 19h, no palco do Cabaré dos Novos para um diálogo sobre as diferentes formas de expressar a arte nos diversos meios. A convidada para esse bate-papo é Marinyze Prates, professora de literatura brasileira das Faculdades Jorge Amado, mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea, que estuda o diálogo entre literatura e cinema no Brasil.

O debate trata da "transcriação" de textos literários, processo que vem se constituindo em uma fonte de polêmica e mal-entendidos, devido, segundo Marinyse, à uma "concepção de adaptação atrelada à idéia de fidelidade ao original". Essa utilização de documentos literários nos diferentes territórios expressionais é um fenômeno intensificado na atualidade. Em sintonia com essa questão, o Fala Vila faz uma reflexão sobre a co-autoria que envolve essa prática, em que serão considerados possíveis entrelaçamentos da obra de Guimarães Rosa com o teatro.

O evento é uma extensão do processo de pesquisa do Vilavox, que estréia Canteiros de Rosa, sua quarta montagem, em 28 de julho e uma realização do projeto VilaJorge (parceria pedagógica e cultural entre o Teatro Vila Velha e as Faculdades Jorge Amado). Faz parte também de uma política dos grupos residentes do Vila de abrir ao público o processo e construção da montagem. O Fala Vila ajudará elenco e direção a refletirem sobre o que fazer e como fazer, já que suscitará discussões a respeito desse ajuste de narrativas, pois a peça vai buscar inspiração na obra literária de Guimarães Rosa.

O projeto Fala Vila é uma iniciativa do Teatro Vila Velha, espaço que atualmente é mantido com o patrocínio Chesf, Vivo e Governo do Estado da Bahia (através do Fazcultura) e da Petrobras (através da Lei Rouanet) e sua programação conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia (através do Fundo de Cultura da Bahia).

Fala Vila - Conversamentos entre linguagens
Palestrante: Marinyze Prates - mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea
Dia: 08/06/2006 - quinta-feira
Horário: 19h
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas