No final da década de 80, o poeta negro Landê Onawalê criou um poema que foi um verdadeiro grito contra a opressão racista daquela época. O poema "Reaja à violência racial: beije sua preta em praça pública" virou um slogan para toda uma geração de militantes que lutaram, e continuam lutando, bravamente contra o racismo na cidade de Salvador. Quase duas décadas depois, o Instituto de Mídia Étnica está reativando essa campanha, denunciando o estereotipo de casais negros nos meios de comunicação, criticando a nossa invisibilidade nas propagandas e criando elementos para elevação da auto-estima de homens e mulheres pret@s. O Racismo brasileiro se manifesta das mais variadas formas, seja nos indicadores sociais, como na saúde, educação, moradia, mas, também no campo psicológico e na afetividade, no qual o elemento negro é sempre colocado em segundo plano pelo ideal do branqueamento.

Participe desse "ato-lúdico" e diga, você também, para a sociedade brasileira que um "abraço negro, um sorriso negro ... (e um beijo negro) trazem felicidade".

O Instituto de Mídia Étnica (IME) - é uma organização do movimento negro que reúne comunicadores populares, jornalistas, publicitários (as), cineastas e demais graduandos (as) nos cursos de Comunicação Social e tem como objetivo desenvolver projetos e pesquisas nas áreas de mídia e tecnologia, buscando uma maior apropriação das Tecnologias da Informação Comunicação por parte da comunidade negra.

Participe de nosso "beijaço": dia 12 de junho às 17h30 no Passeio Público.
Contatos: midiaetnica@yahoo.com.br / Tel:. 3322-4294

Comentários

Postagens mais visitadas