O espetáculo virou luta



Unidade De em cena

Ontem à noite, o Teatro Vila Velha sediou o ato de doação e empréstimo de documentos sobre a história política e cultural da militância dos estudantes brasileiros. O evento, promovido em conjunto pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Petrobras, União de Estudantes da Bahia (UEB), Fundação Roberto Marinho e os parceiros do Projeto Memória do Movimento Estudantil, contou com a participação de militantes políticos, estudantes, artistas e da imprensa, num importante passo da realização deste projeto. Com depoimentos de ativistas de grande relevância histórica no movimento e apresentações do grupo Unidade De e de artistas como Harildo Déda, Capinan, Carlinhos Cor das Águas, Roze, o ato foi uma combinação singular de poesia, política e recordações.



Militantes de diferentes épocas

Para os militantes Fernando Santana, Oliveiros Guanaes, Valdélio da Silva Santos, Lídice da Mata, Javier Alfaia, José Sérgio Gabrielli, Juremar de Oliveira e Gustavo Petta, convidados para dar depoimentos sobre sua atuação e o panorama das uniões estudantis ao longo da história recente do Brasil, foi o momento de relembrar o que muitos se referiram como "anos dourados da UNE". Para eles, o ingresso na vida política do país, no auge de sua juventude, foi uma atitude condizente com o sonho de um mundo melhor, no qual acreditam até hoje. Por isso, para alguns, seguir a carreira política foi o caminho natural, que continua sendo percorrido. Também marcaram presença no ato políticos, articuladores e antigos militantes de entidades estudantis como Carlos Sarno, Célia Bandeira, Diva Santiago (Movimento Tortura Nunca Mais), Jorge Medahuar e Nelson Pellegrino, entre outros.

Ao final do ato, foram entregues documentos diversos e objetos como uma bandeira, uma camiseta do movimento na década de 80, que serão integrados ao acervo do Projeto Memória do Movimento Estudantil, que tem por objetivo organizar um banco de dados, cujas informações poderão ser disponibilizadas em publicações e meios eletrônicos, além de criar condições para a organização de um Centro de Memória do Movimento Estudantil na futura sede da UNE, no Rio de Janeiro.


Marcio Meirelles recebe a doação da camiseta

As pessoas que têm interesse em emprestar ou doar material que pode contribuir para o acervo e pesquisa, podem obter maiores informações através do site http://www.mme.org.br/ ou pelo telefone (21) 2502-3233. A partir de agora, o Vila também é um canal de arrecadação de documentos. Entre em contato conosco!

Comentários

Postagens mais visitadas