OFICINA COM LÁZARO RAMOS
TRUQUES DO CINEMA


Lázaro Ramos (conhecido aqui no Vila como Lazinho) passou uma semana com os atores do Bando de Teatro Olodum fazendo uma oficina de cinema. Além dele, o diretor Sérgio Machado (Cidade Baixa) esteve por aqui passando para o pessoal um pouco das "manhas" da sétima arte. As aulas aconteceram nas dependências do Vila, diariamente, das 19:00 às 22:00, lidando diretamente com a câmera e as técnicas de interpretação para o cinema.


Lázaro está fazendo uma pesquisa sobre o cotidiano do bairro da Liberdade, o maior de população negra em Salvador, um símbolo do movimento racial. O Bando, grupo do qual até hoje ele faz parte, mesmo à distância, também fortemente ligado à militância negra, é uma ponte próxima e relevante para este trabalho. Por isso, unindo o útil ao agradável, Lázaro veio novamente a Salvador para trabalhar em sua pesquisa e também transmitir seus conhecimentos práticos sobre cinema para os queridos colegas.

Durante a oficina, o Bando aprendeu técnicas de posicionamento, luz, construção de personagens e atuação que, segundo os próprios atores, é bem diferente do teatro pelo grau de detalhamento da imagem possibilitado pelo formato e enquadramento do cinema.

Para Jorge Washington, ator do grupo desde sua criação e que acompanha a carreira de Lazinho dentro e fora do Bando, oferecer esta oficina foi uma demonstração da generosidade do colega, hoje um destaque na TV e no cinema nacionais. "A bagagem que ele levou do Bando, devolve agora, trazendo o que ele aprendeu lá fora, pelo mundo. Quando ele fala ?sou do Bando?, não fala da boca pra fora!", brinca.

Comentários

Postagens mais visitadas