UNIVERSIDADE LIVRE DE TEATRO VILA VELHA - Vinte anos de teatro em 2019 e eis que agora sou Novo! - Por: Miguel Campelo


Foto: Tatiana Semêdo

Beatrice Papillon em “A Noite do Rebolado Molotov”



Vinte anos de teatro em 2019 e eis que agora sou Novo!



Quando você acha que a profissão não te reserva mais tantas surpresas, vêm as reviravoltas. Sou um ator de teatro de rua. Essa é minha formação e labor ao longo de vinte anos de profissão. Somei experiências no campo (como diretor e autor, com grupos da reforma agrária) e nas boates (como drag queen e cantor), mas eis que entro numa casa de espetáculos. Um Teatro, propriamente dito, com paredes, telhado, refletores e poltronas. Que coisa Nova!

À convite de Márcio Meirelles, passo a integrar a Companhia de Teatro dos Novos, sediada no espaço que sua formação original construiu há 55 anos. (Esta é a idade do Vila Velha, os Novos estão completando 60 anos!!)

Não poderia estar mais entusiasmado! Trabalhar com uma companhia histórica do teatro baiano, dentro de um espaço emblemático de resistência cultural como o Vila, com um diretor que admiro há anos pelos trabalhos fantásticos que vi com o Bando de Teatro Olodum e a Cia dos Comuns.

Além de uma das coisas que para mim pesam especialmente: sou um ator de teatro de grupo. Poucas vezes integrei elencos. Tudo que sei sobre teatro aprendi em investigações coletivas e continuadas com xs companheirxs de tantos anos no Grupo Tá Na Rua e em colaborações com companhias do Ceará que têm bastante desenvolvidas suas linguagens e assinaturas cênicas. Afinal, cinco anos após deixar o TNR para migrar pro Nordeste, volto a integrar uma companhia. Já tava mais que na hora.

O que será que os próximos vinte anos me reservam?"



Miguel Campelo – Companhia de Teatro dos Novos

Comentários

Postagens mais visitadas