Um convite

Lavínia Alves em Espelho para Cegos. Foto de João Milet Meirelles


Por Lavínia Alves, Teatro dos Novos

Desde que entrei no Vila, escuto várias versões de como o nosso Teatro Vila Velha foi concebido. Todas as versões passam por um grupo de jovens que estudavam teatro na UFBA, e depois de um desentendimento com um dos professores, resolveram se juntar e inventar o seu próprio jeito de fazer teatro, coisa que já queriam há tempo. Começava então o Teatro Dos Novos, companhia de teatro que está quase completando sessenta anos.

Esse texto não é exatamente sobre essa companhia. Apesar dos inúmeros espetáculos que foram montados, da variedade de artistas que passaram por ela, o que me chama mais atenção na história toda é a força de jovens unidos e uma certa desobediência que me é familiar. Desobediência que impulsionou o grupo de alunos e o seu professor João Augusto, a inaugurarem em 1964, ano do golpe da ditadura militar, o Teatro Vila Velha.
Vivemos tempos estranhos, difíceis, de retrocesso na cultura e em diversas áreas do nosso país. Tempo este em que a arte fica de segundo plano e vive sob constantes ameaças numa onda extremamente conservadora e arrogante.

Eu vejo o futuro repetir o passado. Sim Cazuza estava certo. Nesse museu de grandes novidades, já sabemos que para o teatro sobreviver temos que ter coragem. Coragem própria de juventude. Que tem em si um ímpeto de realizar, e apesar de sabermos o quão difícil é fazer o que tem que ser feito para ser artista no Brasil, simplesmente fazem.
Marcio Meirelles, convidou um grupo de recém-formados da universidade LIVRE do teatro vila velha – programa de formação de atores do Vila - para reinventar o Teatro Dos Novos. Eu faço parte desse grupo. Ainda sinto que estamos entendendo o que é fazer parte desse coletivo, ainda sinto que não faço ideia da força que isso tem, mas estou confiante do caminho.

Espetáculos estão sendo feitos, produções sendo produzidas, e atores estão sendo formados. Num encontro de novos com veteranos, a mágica novamente acontece.
Organizando o caos, dançando com as adversidades, a gente faz tragédia grega para falar do hoje. Invocamos Hécuba para falar de mulheres, do machismo, do mundo. A gente recita Shakespeare para reverberar o palco da vida, a gente faz Espelho Para Cegos para refletir a nossa sociedade torta. Fazemos teatro para fazer pensar.

O Vila me ensina diariamente que para mudar o mundo precisamos de trabalho coral. Polifonia, muitas vozes e mãos. Vozes questionadoras, e que afinadas soam muito mais bonitas.

Esse texto, descobri agora, é um convite. Convido você que está lendo para vir ao teatro, para conhecer e reinventar junto com a gente a companhia que deu início a esse lugar especial. Vamos redescobrir o nosso jeito de fazer arte, de fazer política, de trazer plateia, de formar plateia.

O Teatro Dos Novos continua em atividade, sempre e mais. Querendo alcançar gente, pessoas diversas, mostrando que cultura é sim prioridade. Feliz em fazer parte dessa juventude que se forma, faz e realiza, nesse lugar de encontros, chamado Teatro Vila Velha.

Comentários

Postagens mais visitadas