Teatro Vila Velha e Zeca de Abreu apresentam Bonde dos Ratinhos


Figura conhecida nos palcos baianos, Zeca de Abreu tem se dedicado cada vez mais ao seu trabalho como diretora. O infanto-juvenil Bonde dos Ratinhos, com sua direção, é a mais nova aposta do Teatro Vila Velha. Com texto de Isac Tufi, a peça narra a história de três ratinhos que resolvem fazer um "rolezinho" no shopping center. A aventura pode ser conferida entre 15 e 30 de novembro, aos sábados (16h) e domingos (11h), no Teatro Vila Velha. O espetáculo, acessível a pessoas com deficiência visual através de audiodescrição, integra um dos projetos de extensão da universidade LIVRE de teatro vila velha, programa de formação do Vila.

De forma divertida, a peça faz referência ao "rolezinho", encontro de jovens da periferia que passou a acontecer em shopping centers das grandes capitais, em 2013, e chamou a atenção da sociedade para uma série de questões como o preconceito social e racial. Ao fazer o tal "rolezinho", os ratinhos são barrados por ratos-seguranças que dizem que shopping não é lugar para rato. Revoltado com o tratamento dado pelos seus "semelhantes", o trio decide voltar pra casa, mas acaba se perdendo e parando num laboratório, onde conhecem ratinhos utilizados em testes feitos pelos humanos. A partir daí, a missão dos três passa ser libertar as dezenas de ratinhos presos no laboratório.

O espetáculo tem trilha sonora original de Ray Gouveia, executada ao vivo por três músicos-ratos. Um dos recursos que chama a atenção do público é a projeção de desenhos feitos ao vivo, em diálogo com o que está acontecendo em cena. A peça teve uma prévia no mês de outubro, em quatro sessões realizadas em parceria com o projeto de acessibilidade Teatro para Sentir, quando foi testada e aprovada pelo público.


Bonde dos Ratinhos
15 a 30/11 | sáb: 16h | dom: 11h
R$ 30 e R$15 | sala principal

Comentários

Postagens mais visitadas