TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

É simplesmente impressionante:

Recebi um e-mail anônimo com uma extensa teoria da conspiração sobre o espetáculo infanto-juvenil em cartaz no Teatro Vila Velha: Rerembelde.

Pouca gente sabe ou percebe, mas já nas primeiras cenas do espetáculo, o personagem principal acorda com um despertador que foi sampleado do disco "The Dark Side of the Moon", gravado em 1973 pelo grupo inglês Pink Floyd. O autor deste e-mail anônimo é uma das poucas pessoas que sabe.

Ele afirma que, se sincornizarmos o toque do despertador do espetáculo com o despertador do disco (localizado na terceira faixa, "Time"), poderemos perceber que o espetáculo se desenvolve em hamornia com o disco. Um dos detalhes mais evidentes de acordo com o teórico da conspiração é que dez minutos depois, começa no disco a música "Money" (dinheiro), justo no momento em que Lucas começa a ganhar dinheiro com uma feira de frutas que monta em frente à casa.

Outras canções do disco como "Any Colour You Like" (porcamente traduzível para "Qualquer cor que você queira") foi considerada uma clara referência ao mundo mágico de Rerembelde. O show, incluído no espetáculo, supostamente se inicia com músicas no mesmo andamento da música que está tocando no disco.

"Não podemos esquecer" afirma este atento espectador não identificado "que Rerembelde ao contrário é Edlebmerer, ou Edleb Merer, guerrilheiro turco comunista preso pela polícia alemã em 1918 do qual nunca mais se ouviu falar".

O despertador toca quando já são idos 6 minutos de espetáculo. O disco, a partir do despertador tem ainda 36 minutos de canções. Paralelo ao fim do disco, resolve-se no espetáculo o último conflito e a partir daí "o garoto realiza o seu sonho. A sincronia com o disco marca a trajetória para a realização do sonho... Intrigante".

O autor e diretor Gordo Neto nega qualquer influência fundamentalista psicodélica. Afirma que o espetáculo é parcialmente auto-biográfico e é incisivo ao negar tal teoria "Esse sujeito é louco! Meu espetáculo socialista é outro!" e revela: "Rerembelde é provavelmente uma confusão com o nome Arembepe, onde ia passar minhas férias...". Essas férias, vale ressaltar, foram na década de 70. O espetáculo socialista a que Gordo se referiu é Primeiro de Abril, também em cartaz no Vila.

Psicodélico, guerrilheiro, sincronizado ou não, Rerembelde está em cartaz aos sábados e domingos às 16h no Teatro Vila Velha até o dia 23 de Abril. Venha tirar suas conclusões.


Camilo Fróes

Comentários

Postagens mais visitadas