Projeto Phakama em Salvador

Salvador pode se preparar para um evento teatral de igualdade criativa em 2007. O Phakama propõe uma nova metodologia de trabalho que valoriza a realidade em que os jovens artistas vivem e que tenta se desvencilhar da pré-concepção de que o Teatro tem de ser fixo. Eles prezam nas peças a interatividade com o público, a improvisação, o movimento no palco e a participação de todos os envolvidos em todas as funções.

O Phakama surgiu como um projeto do LIFT (London International Festival of Theatre) para suprir a demanda que os adolescentes negros da África do Sul, que precisavam de um espaço para se expressar através das artes cênicas. Hoje, já desvinculado do LIFT, o Phakama funciona como uma idéia de arte-educação e atua em diversos países, especialmente no sul da África, na Ásia e América Latina.

O ator Fábio Santos, ex-membro do Bando de Teatro Olodum e coordenador do Phakama em Londres, fica em Salvador até o dia 27 de março para acertar os detalhes para as atividades de intercâmbio entre a Cia. Novos Novos e outras de caráter juvenil ligadas à organização. Morando na Europa há 12 anos, desde quando saiu do Bando, ele vem se envolvendo em importantes projetos de ativismo social por meio das artes cênicas.

O projeto Phakama para a América do Sul já começou. A 1ª fase aconteceu em março na Argentina e a 2ª ocorrerá no Brasil, aqui em Salvador, possivelmente em junho de 2007. Esse evento ocorrerá em 3 semanas nas dependências do Teatro Vila Velha. Enquanto isso, pequenos projetos de intercâmbio já foram iniciados com a viagem da diretora Débora Landim e os integrantes da Novos Novos à Argentina durante este mês para que os grupos que atuarão juntos no grande projeto interajam.

Comentários

Postagens mais visitadas