Novos Novos realizam intercâmbio de arte-educação na Argentina



Cia. Novos Novos e os Defensores del Chaco na sede da instituição

Integrantes e colaboradores da Companhia Novos Novos de Teatro estão na província de Moreno, nas proximidades de Buenos Aires, realizando um intercâmbio com artistas e jovens participantes de grupos culturais da Argentina e da Inglaterra. As atividades vêm acontecendo desde o dia 26 de fevereiro e terminam dia 17 de março com a apresentação da encenação Lacalle, el pátio delantero de casa. A viagem dos seis artistas brasileiros à Argentina foi possibilitada pela Bahiatursa, que doou as passagens em reconhecimento ao convite ao grupo baiano, único representante brasileiro desse projeto internacional coordenado pela Universidade Metropolitana de Londres.

O grupo brasileiro está sendo coordenado por Débora Landim, arte-educadora e diretora da Companhia Novos Novos. Conta também com aparticipação da atriz, artista plástica e arte-educadora Marísia Motta; da dançarina e coreógrafa Lulu Pugliese (coreógrafa da Novos Novos e também integrante do Grupo Tran Chan); do percussionista e ator Agnaldo Buiu; e de dois jovensatores-aprendizes da companhia: Elaine Adorno e Victor Porfírio. Junto aos brasileiros estão promotores artísticos e facilitadores do Projeto Phakama(Inglaterra) e da Fundación Defensores Del Chaco (Argentina).

Também participam dos trabalhos cerca de 30 jovens vindos de várias entidades do chamado Conurbano Bonaerense, área constituída por 30 municípios da província de Buenos Aires, onde está localizada Moreno, sede dos trabalhos. É uma área periférica da Argentina onde estão os bolsões urbanos de pobreza do país. Os jovens estão distribuídos nas oficinas de dança, música, sensibilização pela arte e teatro, em aulas que vêm sendo realizadas, em período integral, nas diversas dependências do CentroCultural Defensores Del Chaco.

Grupo residente do Teatro Vila Velha, a Companhia Novos Novos leva à organização argentina a experiência com a linguagem artística. A Fundación Defensores Del Chaco tem um trabalho reconhecido na Argentina, com foco em meninos das camadas mais pobres das províncias ao redor de Buenos Aires. A Defensores Del Chaco, tradicionalmente, tem uma forte ação de inclusão através do esporte, notadamente o futebol, e agora acrescenta a seu trabalho uma visão de sensibilização através da arte. Para isso buscou a experiência de artistas do Projeto Phakama (Inglaterra) e da Companhia Novos Novos (Brasil ? Bahia).

O Projeto Phakama, por sua vez, existe desde 1996 e é uma iniciativa do London International Festival of Theater (LIFT), junto à Sibikwa Community Theatre de Johannesburg. Com realizações em várias partes do planeta, notadamente em países do chamado Terceiro Mundo, o Projeto Phakama fomenta o intercâmbio cultural entre os diversos povos, com ênfase no aperfeiçoamento das potencialidades dos jovens e na formação de futuros facilitadores. Além de um coordenador do Phakama, também estão na Argentina dois adolescentes do projeto inglês, que são atores-facilitadores.

Um trabalho entre diferentes nações

Esse projeto que vem sendo desenvolvido na província de Moreno, naArgentina, teve sua primeira iniciativa em 2005, em Londres. Naquele ano, Débora Landim foi convidada a participar de um encontro internacional de grupos de teatro que lidam com a temática jovem, representando a Companhia Novos Novos. A CNN foi a única representante brasileira no evento. O encontro foi promovido pelo London International Festival of Theater (o LIFT), que incentivou o intercâmbio entre as companhias participantes. Dentre as células de trabalho resultantes daquele encontro nasceu essa que agora tem lugar na Argentina, somando um dos braços do LIFT (o Projeto Phakama), a Fundación Defensores Del Chaco e a Companhia Novos Novos deTeatro. O projeto também conta com a supervisão da UniversidadeMetropolitana de Londres. Dentro desse mesmo trabalho de intercâmbio, Débora Landim segue para Londres ainda no primeiro semestre deste ano e, no segundo semestre, a Companhia Novos Novos estréia um espetáculo para adolescentes na capital da Inglaterra, na sede do LIFT. O grupo brasileiro retorna a Salvador dessa fase argentina do projeto no dia 19 de março.

EdsonR

Comentários

Postagens mais visitadas