O Sucesso do Fórum :.

Com a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares, Ubiratan Castro, foi encerrado, ao meio-dia da última terça-feira (dia 1º de junho) o I Fórum Nacional de Performance Negra, que vem acontecendo no Teatro Vila Velha desde a segunda-feira.


Ubiratan Castro - Foto: Márcio Lima

O evento foi se agigantando durante sua realização. Ao final dos trabalhos, mais de cem representantes de cerca de 50 grupos de teatro e dança, ligados à temática afro-descendente, estavam participando do Fórum. A iniciativa foi dimensionada pelo presidente da Fundação Palmares, Ubiratan Castro, como "o grande evento do primeiro semestre, ligado às artes-cênicas, que a Palmares fez questão de patrocinar".


Valdina Pinto - foto: Márcio Lima

A partir do I Fórum Nacional de Performance Negra, grupos de diversas partes do país passam a se conhecer, podendo incrementar a troca de informações e até mesmo a circulação de produções. Mais do que isso, o fórum possibilita uma primeira listagem das companhias brasileiras que desenvolvem trabalhos relacionados à cultura negra, oferecendo à sociedade uma informação inédita e de suma importância para o desenvolvimento de novas iniciativas políticas e culturais neste setor.


Leda Martins - foto: Márcio Lima

Com o encerramento do fórum, passarão a ser divulgados os documentos e conteúdos desenvolvidos nos diversos grupos de trabalho realizados durante o encontro. A idéia é que muito desse conteúdo, junto com a transcrição das palestras que compuseram a programação, virem um livro que disponibilizará a um público maior as questões levantadas e os caminhos indicados pelo fórum. Além disso, a publicação servirá para registrar este importante momento da cultura brasileira.


Abdias Nascimento - foto: Juliana Protásio

Ao final dos trabalhos, foi lida a Carta de Salvador, elaborada para ser um documento a respeito das resoluções, planejamentos e caminhos a serem trilhados depois da primeira edição do Fórum Nacional de Performance Negra. Esta carta será entregue ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, por uma comissão do fórum, numa proposta do próprio presidente da Palmares, Ubiratan Castro. A ida da comissão à Brasília ainda não foi agendada. O I Fórum Nacional de Performance Negra foi organizado e produzido pelo Bando de Teatro Olodum (Bahia) e Companhia dos Comuns (Rio de Janeiro) e foi realizado com o patrocínio da Funarte e Fundação Palmares, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Reparação (Salvador).


Hilton Cobra e Marcio Meirelles - Foto: Mayse Melo / Platéia - Foto: Márcio Lima

Comentários

Postagens mais visitadas