c.o.r.r.e.s.p.o.n.d.ê.n.c.i.a.

Minha Querida Cristina Castro,

Apreciação do espetáculo "Da ponta da língua à ponta do pé"

Um espetáculo extremanente importante para a dança de maneira geral, pois aproxima o público de uma arte ainda vista como elitista, e o melhor com uma linguagem acessível às crianças e adolescentes. Para os que já fazem dança é esclarecedor e didático sem ser uma mera aula teórica, pelo contrário, é lúdico e possui uma estória de amor que literalmente "seduz" os que ainda não são dançarinos a prestar atenção ao espetáculo e até se interessarem em começar a dançar.

A montagem ainda aborda o preconceito em relação a homem ser dançarino, fazendo isso, ajuda a lembrar de outros preconceitos, que só fazem atrapalhar a engrenagem da vida e no caso da dança, impedir a descoberta de talentos masculinos. Em geral, o sexo masculino só ingressa no estudo acadêmico da dança, já adultos, pois, antes desta idade, ainda são freados pelas famílias.

O conceito estético e estrutura geral do espetáculo, acompanham coerentemente a linha de trabalho do Viladança, o mesmo se tratando de um infantil. O visual "clean" faz com que os adereços que vão entrando em cena se destaquem, sendo positivo, porque são importantes na narrativa e entendimento. Os dois bonecos da rádio, dão um toque de irreverência e humor na quebra do didatismo excessivo que poderia acontecer, diante do tema proposto pelo espetáculo.

As pequenas observações seriam quanto ao uso de microfones de mão, que poderiam ser substituídos por lapela para não quebrar o lúdico e a plasticidade. E a ausência no roteiro de um fator que considero relevante: o caminho de dificuldades e desafios que um dançarino percorre nas aulas, e como estas (as aulas) são essenciais para formação profissional de qualidade. Sabemos que o grande prazer da dança é o desafio do aprimoramento constante e na atualidade sabemos quantos se "aproveitam" de nossa arte, sem ter conhecimento técnico, para rotularem-se dançarinos e até professores.

A verdade é que "Da ponta da língua à ponta dos pés" consegue atingir o objetivo maior da arte: comunicação com o público, oferecendo informação associada a divertimento (A receita perfeita). E o Viladança confirma seu diferencial, fazendo uma arte mais perto do público e principalmente acessível a todas as idades e graus de conhecimento.

Na Cia. de Dança Antonio Valtter Leone, a resposta dos alunos ao espetáculo foi muito positiva. Espontaneamente manifestaram a vontade de assistir novamente e indicarem para outras pessoas. A ligação entre a escola (Cia. de Dança AVL) e o Viladança também vem fortalecendo uma ponte importante entre formação de dançarinos e mercado de trabalho, além de demonstrar união entre a classe que considero bastante egocêntrica quanto a isso.

Parabéns Cristina e ao Viladança. Mais uma vez o sucesso aconteceu!

Antonio Valtter Leone
09 de junho de 2005

Comentários

Postagens mais visitadas