Minha amiga, Angela Andrade, quando acabou de assistir a O MURO, me disse que o espetáculo era muito sombrio, era preciso uma luz. Que não dava pra viver sem luz. Eu respondi que a luz viria no próximo espetáculo do Bando, que fecha uma trilogia: A TRAGÉDIA DA ORDEM, iniciada com RELATO DE UMA GUERRA QUE (NÃO) ACABOU, seguida pel'O MURO e a ser concluida com PROJETO MARIGHELLA.

Montar um espetáculo sobre a poética da vida, discurso e ação de Carlos Marighella é uma idéia antiga. Sempre achei que o teatro merecia a visita de sua poesia. Isso ficou mais claro quando nos foi solicitado o espaço do Vila para uma homenagem a ele, prestada por artistas, inclusive os grupos residentes do teatro, quando dos 10 anos de seu assassinato. E, mais ainda, depois que li o livro de Emiliano José, baseado principalmente no longo processo movido pela família para provar que o líder revolucionário foi, de fato, assassinado.

Decisão tomada e comunicada à família, tive o consentimento e aprovação. Isso foi oficializado no último sábado, após o espetáculo O MURO, como está aí, no último post. Clara Chearf, além de Carlinhos e Maria Marighella (atriz que estará na montagem, como convidada do Bando) subiram ao palco e falaram um pouco sobre a idéia e porque o Teatro Vila Velha seria o palco natural, para acontecer o espetáculo. Brás, ator do Bando, também agradeceu, pelo grupo, o repasse daquela tarefa. Foi muito emocionante tudo aquilo. Para mim, além de tudo, foi muito impactante receber das mãos de Carlinhos Marighella, o dossiê com vários documentos de seu pai. Sentí aí, fisicamente o peso da responsabilidade que estava assumindo publicamente. Mas foi com muito prazer, que recebí essa obrigação. A obrigação que temos, nós do teatro, de fazer a poesia viva estar no palco falando sempre o que não se pode calar.

O Bando, agora, junto com o Vila Vox, que também está montando um espetáculo sobre os anos da ditadura, o Viladança, sobre a memória, e a Novos Novos, vão promover seminários, debates e vários eventos sobre o período para embasar seus projetos.

mm

Comentários

Postagens mais visitadas