A arte e cultura como potentes transformadores sociais


                                 Por  Yara Damasceno 

      A arte e cultura são transformadores sociais potentes. Não importa a idade, essas, são duas formas de educação conseguem mudar completamente a vida das pessoas, principalmente de jovens negros e periféricos. 
       Sou nascida e criada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e desde muito pequena, fui incentivada por meus pais a estar presente em espaços culturais e artísticos dentro e fora da minha comunidade e isso fez toda diferença para o meu futuro e dos que estavam do meu lado. 
      A arte se fortalece no coletivo, fortalece a ancestralidade, o autoconhecimento, o interesse pela vida e fortalece o senso de comunidade, que é um dos pontos mais importantes pra mim, pois quando entendemos o sentido de comunidade, voltamos fortemente para nossa ancestralidade e começamos a descolonizar nossos pensamentos.
     No teatro, por exemplo, as crianças e jovens fortalecem também o seu lugar de foco e criatividade, eles aprendem sobre humanidade e passam a entender a importância de serem o que quiserem ser, aprendem o sentido de liberdade e respeito, ou seja, pontos necessários  para viver na sociedade violenta que vivemos. Eles se potencializam e potencializam o lugar que estão e isso é grandioso.
    Acredito que só conseguiremos transformar a nossa sociedade através da educação, arte e cultura, pautada, é claro, na descolonização das mentes. Desejo isso para todas as crianças e jovens e desejo, para além disso, que esses elementos sejam introduzidos cada vez mais nas comunidades periféricas.

*Yara Damasceno, 24 anos, historiadora, digital influencer, criadora do projeto de leitura "10 Páginas por Dia", assessora técnica e mãe de Niara Luango.


🍀A ação compõe o Pé de Feijão – Arte e Educação, projeto contemplado pelo Edital Transformando Energia em Cultura - Neoenergia, por meio da Lei Fazcultura – Governo do Estado da Bahia

 

💚O Pé de Feijão – Arte e Educação é um projeto que une educação e ações de acessibilidade às artes para a formação de crianças e jovens de Salvador, na Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas