Arte e seus atravessamentos


por Ridson Reis 

Acredito firmemente na Arte como ferramenta de educação. Uma potente ferramenta capaz de transformar uma realidade e de criar centenas de outras. E digo isso com bastante propriedade. 

Sou um jovem artista que iniciou a carreira numa ONG chamada “É ao Quadrado”, localizada no Alto do Cabrito, bairro periférico de Salvador, onde tive aulas de teatro, dança, música, técnicas circenses e outras tantas técnicas. Mas foi onde eu pude me perceber enquanto ser humano, cidadão, com desejos e sonhos. 

A arte atravessou minha vida na adolescência e transformou toda minha realidade presente naquele momento, mas também meu futuro. O meu e de outras dezenas de jovens, que hoje são professores, fotógrafos, chefes de cozinha e etc.

E acredito que poder aliar a arte com a educação é ainda mais atravessador. Creio nisso porque foi através de espetáculos teatrais que pude conhecer, aprender e entender melhor o continente africano, por exemplo, que pude me conectar com meus avós e etc. 

Assistir uma obra teatral, um espetáculo de dança, de música, ver uma pintura, é sempre um momento de reflexão sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. De aprender sobre a história de alguém, de algum lugar... E isso também é formar, é ensinar, é EDUCAR. 

Arte e educação devem sempre andar juntas. A arte precisa de espaço para entrar nas escolas com mais verdade e nunca mais sair.

* Ridson Reis é ator, músico, diretor teatral, produtor cultural e graduando em administração.

🍀A ação compõe o Pé de Feijão – Arte e Educação, projeto contemplado pelo Edital Transformando Energia em Cultura - Neoenergia, por meio da Lei Fazcultura – Governo do Estado da Bahia

 

💚O Pé de Feijão – Arte e Educação é um projeto que une educação e ações de acessibilidade às artes para a formação de crianças e jovens de Salvador, na Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas