quarta-feira, 8 de julho de 2015

Núcleo Viladança inicia residência com coreógrafo espanhol Asier Zabaleta

Cena do espetáculo Good / Looking, resultado da primeira residência

Depois de encerrar com sucesso a primeira residência artística internacional - que resultou na montagem Good / Looking, realizada ao longo de dois meses pela Cia Los INnato, da Costa Rica - o Núcleo Viladança dá início à segunda etapa do projeto de intercâmbio, desta vez com o coreógrafo espanhol Asier Zabaleta. Com o objetivo de promover o intercâmbio entre bailarinos baianos e estrangeiros, a ação visa estimular a prática em processos de criação em dança contemporâneas.

Na última segunda-feira, 17 bailarinos baianos foram pré-selecionados e participam de audição até amanhã, quinta-feira. Do total, cinco serão escolhidos pelo coreógrafo para trabalhar durante dois meses (julho e agosto). O resultado do intercâmbio será apresentado no Palco Principal do Teatro Vila Velha, em setembro.

As residências visam também abrir novas possibilidades de remuneração para a classe de dança da Bahia, aquecendo o mercado local. Nessa ação os dançarinos selecionados serão contratados e remunerados com uma bolsa para acompanhar toda a residência e realizar as apresentações.

O projeto tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e de O Boticário na Dança, através da Lei Rouanet, e é realizado pela Manga Rosa Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal - Pátria Educadora. O Núcleo Viladança é dirigido pela coreógrafa Cristina Castro e conta com o patrocínio da Petrobras para a manutenção das suas atividades, além do apoio institucional do Teatro Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário