Udi Grudi e o Circo-Teatro em O Cano


O espetáculo ainda ía começar e as crianças já disputavam os lugares da frente. O teatro estava cheio e colorido, do jeito que só fica quando está com muitas crianças.

- Será que vai ter palhaço? Pergunta uma das meninas que sentaram na frente. Afoitas, tentavam descobrir para que tantos canos estavam espalhados pelo palco e qual seria a história que aquele espetáculo iria contar desta vez.

- A tia (era eu!) disse que parece que vai ter palhaço. Disse a outra menina, com os cabelos cacheados.
- Você está anotando o quê?_ Pergunta a primeira menina.
- Vou escrever sobre a peça. _respondi (e ri, claro).

As mães das meninas sentadas na frente conversavam sobre outros espetáculos infantis que assistiram no Vila, inclusive quando eram crianças. O teatro lota e as luzes se apagam, é hora de virar pra frente e prestar atenção.

O espetáculo começa e logo noto que existem, no palco, muitos instrumentos feitos de materiais recicláveis. Azulejos que dão ritmo à La Cucaracha, canos, tonéis, garrafas, latas...tudo vira música. Em um determinado momento, a menina que conversava comigo sobre palhaços faz outro comentário:

- Legal né? Tá bonito. Um bocado de cano. Dava para fazer uma ótima cabana, não é?

E eu me lembrei das minhas brincadeiras de criança, quando eu usava materiais abandonados das construções perto de minha casa para fazer cazinhas e brincar com minhas amigas. "O Cano" não tinha muitas falas, mas sons, barulhos engraçados e brincadeiras chamavam atenção das crianças na plateia, que participava animada, gritando para os atores que "a bomba ia explodir" ou que "a flor ía morrer, de tanta água".

Os instrumentos são todos feitos por Márcio Vieira, integrante da Udi Grudi, companhia que faz o espetáculo. Segundo o próprio Márcio, foram necessários seis meses para montar a peça, em 1998. O dia de ontem era especial pra Udi Grudi: era o aniversário de "O Cano". Teve até bolo de chocolate. Além disso, as crianças puderam brincar com todos os instrumentos que estavam no palco. O que fizeram por quase meia hora, é claro.

"O Cano" é um espetáculo para crianças e adultos. Ontem foi o último dia do espetáculo aqui no Vila. Quem sabe eles voltem e tragam mais instrumentos diferentes para incitar a criançada à criar brinquedos diferentes e se divertir, como um dos atores disse: "deixando a linda televisão de casa pra lá".

Comentários

Postagens mais visitadas