Riso em Salvador!





Faltam poucos dias! Grupos brasileiros de teatro extremamente respeitados como Intrépida Trupe (RJ), Parlapatões, Patifes e Paspalhões (SP), Lume Teatro (SP), Teatro de Anônimo (RJ), Circo Pindorama (PE), Carroça de Mamulengos (CE) Cia. do Giro (RS) e A Turma do Biribinha, que fará a abertura, já estão preparando suas malas para desembarcar em Salvador a partir do próximo dia 10, quando a cidade sediará pela primeira vez o Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços, cujo o tema é Trocas: Modos de Fazer, Usar e Pensar. Entre as performances internacionais, Hilary Chaplain (EUA) se apresentará no Circo Picolino, onde funciona a ativa escola circense baiana, com viés sociocultural; Loco Brusca (Espanha) mostrará seu espetáculo para os transeuntes e platéias da Praça da Sé; Gardi Hutter (Suíça) vai ocupar o Teatro Sesc-Senac Pelourinho; e Leo Bassi (Espanha) leva seu humor cáustico ao Teatro Castro Alves. De 10 a 16 de dezembro, o público baiano poderá conferir dezenas de espetáculos, performances e debates com mais de cem artistas e pesquisadores do Brasil e do exterior transformando Salvador num pólo de apresentações e reflexão sobre a arte de fazer rir. As oficinas internacionais ainda estão com vagas abertas e a programação completa do evento já pode ser conferida no site http://www.anjosdopicadeiro.com.br/ .

Ponto de Encontro

Durante o Anjos do Picadeiro a área do Passeio Público promete se transformar num grande ponto de encontro de artistas e público em geral. É lá que vai ser realizada boa parte da programação do Encontro Internacional de Palhaços. É lá também que será montada a Lona Petrobras, onde vai acontecer a festa de abertura (para convidados, apenas) do Encontro. Os espetáculos serão apresentados ainda no Teatro Castro Alves, Vila Velha, Sesc-Senac Pelourinho e Centro Cultural Plataforma, além do Circo Picolino e espaços públicos como Praça da Sé e Largo Cruzeiro de São Francisco.

Overdoze

O público terá a chance de participar de uma maratona teatral inédita em Salvador: trata-se do Overdoze, uma programação ininterrupta de espetáculos, encontros, atividades e performances dos artistas que integram o Encontro. Durante o Overdoze, o Passeio Público será transformado em um “complexo” de quatro espaços: o palco principal e o cabaré do Teatro Vila Velha, o Circo Tomara que não chova e a Lona Petrobras, especialmente construída para abrigar parte da programação e que funcionará como ponto de encontro do Anjos do Picadeiro. O Overdoze será apresentado numa sexta-feira (dia 14 de dezembro), a partir das 17h, e contará com cerca de 50 performances, que se dividem por 12 horas de programação, simultaneamente nos quatro espaços.

Histórias do Riso

O Anjos do Picadeiro irá muito além da apresentação de espetáculos: haverá também o lançamento de vários livros que documentam e analisam a arte da comicidade, escritos por importantes pesquisadores brasileiros. Um deles é Circo Nerino (de Verônica Tamaoki e Roger Avanzi), que recupera a trajetória da companhia que, de 1913 a 1964, encantou platéias de vários cantos do Brasil e entrou para a memória do circo. Outro lançamento é Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil, no qual a autora Ermínia Silva resgata sagas de famílias circenses européias. Já O Elogio da Bobagem – Palhaços no Brasil e no Mundo, de Alice Viveiros de Castro, faz uma profunda imersão na representatividade da figura do palhaço através do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas