Reconhecidos
Saiu dia 09 de novembro, no edital da Secretaria de programas e projetos culturais, o reconhecimento do Vila como Ponto de Cultura. E o que é o Ponto de Cultura? É mais ou menos assim: o Programa Cultura Viva, lançado pelo Ministério da Cultura, pretende desenvolver uma rede de criação e gestão cultural onde os Pontos Culturais funcionem como disseminadores de conhecimento, estimulem a criação e a participação de mais pessoas entre diferentes formas de representações artísticas. Estes Pontos serão mediadores entre o Governo e a sociedade civil (em relação à produção de arte!), assim, ao invés de determinar ações, que até então quase sempre eram desconectadas da realidade local, o Governo faz desses pontos, grandes olhos e ouvidos do rei, para ajudarem a orientar as ações federais para o desenvolvimento da Cultura.

O Vila, se você for parar para ver, faz tudo o que um ponto de cultura faz: Sedia e promove debates (FALA VILAs diversos), tem projetos de formação de platéia (TOMALADACÁ e outras iniciativas paralelas), formação de artistas (Oficinas Vila Verão - inscrições abertas!), abre espaço para novos grupos e espetáculos (O Que Cabe Neste Palco - inscrições abertas para 2006 também!) e mantém seis grupos trabalhando com pesquisa e desenvolvimento das artes cênicas. Entre uma coisa e outra, expomos trabalhos de jovens artistas, temos uma biblioteca terminando de ser organizada, projetos de intercâmbio com o interior (Mostra de Cabo a Rabo de 7 a 11 de dezembro, com oficinas, teatro, dança, poesia, exposição de máscaras e bonecos!), intercâmbio internacional com os países da Cena Lusófona, um núcleo de figurinos, parceria com a Escola de Música da UFBA no fomento da música contemporânea, mantém estagiários em diversas áreas, de equipe técnica à dança...

Isso, por enquanto é o que dá certo. Tivemos, temos e teremos mais idéias, as vezes falta gente, as vezes falta espaço ou tempo. Mas agora é certo, carimbado e reconhecido: O Vila é um ponto de cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas