DANÇA + FOTOGRAFIA
Onde a luz e o corpo se encontram


Inquieta como sempre, a diretora e coreógrafa Cristina Castro já mergulhou em um novo projeto artístico, enquanto o musical infanto-juvenil Da Ponta da Língua à Ponta do Pé volta a cartaz aos sábados e domingos, aqui no Vila. Movidos pelo fascínio em comum pela idéia da captura de uma imagem, os artistas da companhia já estão fazendo estudos e experimentos técnicos e estéticos, que conduzirão à criação de um espetáculo inspirado do universo da fotografia.


fotograma produzido em oficina por Jairson Bispo

Para Cristina, Dança e Fotografia têm como base três elementos em comum: o tempo, o espaço e a ação. E a diretora filosofa sobre seu encanto por essa relação: "O movimento é medido pelas três variáveis. E a fotografia tem um incrível poder de síntese, porque congela o tempo, não é só um registro, captura também um estado emocional".


fotograma por cristina castro

A fotógrafa Célia Aguiar já está trabalhando com o Viladança, trazendo informações, poesias e outros materiais. Juntamente com Danilo Bracchi, ator, dançarino e assistente de produção do grupo, que também está pondo em prática seus conhecimentos sobre a arte de capturar instantes, ela participa dos encontros e oficinas. Outra presença garantida ao longo do processo é o músico João Meirelles, que também é fotógrafo e deve assinar a trilha sonora do espetáculo.

* A estréia já está marcada para agosto e ao longo da pesquisa, o grupo vai procurar ainda o apoio de outros fotógrafos baianos, como Isabel Gouvêa, Márcio Lima, Agenor Godim, Marisa Viana, Andréa Viana, Alice Ramos, Cristian Cravo, Mário Cravo Neto, Eduardo Moody, Gina Leite, Beatriz Franco, Sílvio Robato, entre outros. Eles serão convidados para bate-papos com os 'viladanços', que estão ávidos por informação e se divertindo com as descobertas feitas nas oficinas.

E se você também quer contribuir com o processo criativo do Viladança, envie-nos e-mails com suas idéias sobre o que a Dança e a Fotografia têm em comum.


*fotograma por bárbara barbará

Comentários

Postagens mais visitadas