Aula de história

Incrível e surpreendente, pode-se assim caracterizar a peça "Primeiro de Abril, mas não é mentira". A peça mostra o desespero do Brasil na década de 60, que após a renúncia de João Goulart é tomada por um golpe militar.

E para que essa história virasse uma peça, ou melhor, um musical, o autor e diretor Gordo Neto teve que pesquisar muito. Já que a trilha sonora tem até mesmo propagandas de produtos americanos, que representam a invasão americana no Brasil. E não são somente propagandas que entram, a peça tem direito a composições próprias para 1 hora e meia de espetáculo.

Além de cantarem trilha sonora própria, os atores dançam e interagem com o público e com o espaço quase todo do teatro. Este é o tipo de teatro de Brecht, muito usado antigamente nos primeiros teatros do mundo.

O figurino é muito interessante, pois é único e possibilita um ator interpretar vários personagens, apesar de alguns serem fixos. Calça jeans, bota e camiseta estilizada era a vestimenta dos atores. A camiseta feita pelo amigo de Gordo Neto, tinha estampas variadas de manchetes de jornais.

A iluminação é muito boa e enriquece o trabalho dos atores, que sáo muito bons e a disposição das cenas. Tudo no cenário é móvel e trocado dependendo da cena. Exceto a banda e a piscina de acrílico, na qual um homem fica caindo e se afogando, representando o Brasil em desespero.

A peça é muito interessante e está sendo assistida não só por pessoas de meia idade, mas também por alunos de várias escolas. Ela está sendo exibida no teatro Vila Velha que náo deve ter sido escolhido por acaso, já que este foi o palco de várias reivindicações e protestos contra o regime.


Este texto, escrito pela aluna Gabriela Teles, da 8ª série do Colégio Miró, é resultado do trabalho proposto em sala de aula pela atriz e professora Cristiane Barreto. Se você é educador, pode fazer o mesmo. Traga seus alunos para assistirem aos nossos espetáculos com ingressos a preços especiais! Entre em contato conosco: (71) 3336-1384

Comentários

Postagens mais visitadas